Assinale a alternativa que melhor completa a lacuna do texto:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1390676 Atualidades

Entenda a guerra na Síria, que completa seis anos nessa quarta (15) de março.


Aguerra na Síria completa seis anos nessa quarta-feira (15). O conflito envolve o governo sírio, diversos grupos rebeldes locais, líderes de outros países e terroristas. Desde que o combate começou, quase 500 mil pessoas morreram.

O conflito nasceu do embate entre as forças leais ao presidente Bashar Al-Assad e os rebeldes que são contra a permanência dele no poder. Em 2011, seguindo o exemplo de outros países árabes, como Tunísia, Líbia e Egito, os sírios protestaram contra o líder autoritário. Areação do governo foi imediata e violenta e muitos moradores pegaram em armas. Foi o início da guerra civil.

A interferência externa complicou ainda mais o conflito. Não é de hoje que a Arábia Saudita e o Irã disputam poder e influência na região. Por isso, cada um apoia lados diferentes na Síria. Os Estados Unidos armaram os rebeldes. A Turquia também quer a saída de Bashar AlAssad. Já a Rússia ofereceu apoio militar à Síria e ajuda diplomática nas Nações Unidas.

Tem ainda os terroristas do(s) _____________, que lutam contra todos. Ou seja, cada agente - local, regional e internacional - tem uma agenda própria e nenhuma delas inclui o fim da guerra.

Em seis anos, moradores desaprenderam a viver em paz, crianças tiveram a infância roubada e cinco milhões de sírios viraram refugiados - uma crise humanitária que virou crise política na Europa.

Dos destroços das cidades arruinadas, como Aleppo e Kobani, surgiram alguns anjos. São os capacetes brancos, os até então desconhecidos heróis da guerra na Síria. O Jornal Hoje conseguiu conversar pela internet com um dos primeiros voluntários, Ismail Al-Abdullah. Ele conta que a organização foi montada por amigos: “Começamos a ajudar por desespero, pela agonia que sentimos ao ver o sofrimento do nosso povo”.

Hoje, são três mil voluntários que arriscam as próprias vidas para salvar outras. Vídeos dos capacetes brancos resgatando crianças dos escombros correram o mundo. Depois de viver tantos pesadelos, o sonho de Ismail é voltar para casa, em Aleppo, e viver sem medo.”

(Fonte:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2017/03/entenda-guerra-na-siria-que-completa-seis-anos-nessa-quarta-15.html) acessado em 20 de maio de 2017.


Assinale a alternativa que melhor completa a lacuna do texto:
Alternativas