Sobre a classificação TI-RADS 2017 dos nódulos tireoidianos,...
Sobre a classificação TI-RADS 2017 dos nódulos tireoidianos, assinale a alternativa correta:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A: "Nódulos TI-RADS 3 maiores que 2,5 cm têm indicação de PAAF".
A classificação TI-RADS (Thyroid Imaging Reporting and Data System) é um sistema padronizado para categorizar nódulos tireoidianos com base em características ultrassonográficas, que ajudam a determinar a necessidade de intervenção, como a PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina). Essa classificação visa reduzir biópsias desnecessárias e priorizar aquelas onde há maior suspeita de malignidade.
Justificativa da alternativa A: Nódulos classificados como TI-RADS 3 apresentam risco baixo de malignidade. Contudo, quando são maiores que 2,5 cm, a proporção entre os riscos e os benefícios da PAAF se torna favorável, justificando sua indicação para melhor avaliação.
Alternativa B: Embora nódulos TI-RADS 4 e 5 geralmente tenham indicação de PAAF devido ao risco aumentado de malignidade, nódulos TI-RADS 2 e 3 não necessitam de acompanhamento ultrassonográfico tão frequente quanto em 12 meses, a menos que outras características clínicas ou evolutivas justifiquem tal periodicidade.
Alternativa C: Nódulos hipoecogênicos com vascularização central ao Doppler podem ser classificados como TI-RADS 4, mas essa descrição isolada não é suficiente para categorizar todo nódulo assim. Outros critérios devem ser avaliados para uma classificação correta.
Alternativa D: A indicação de PAAF para nódulos TI-RADS 4 geralmente ocorre em tamanhos menores que 1,0 cm, caso tenham características altamente suspeitas. A menção a "maiores que 1,0 cm" não está correta sem considerar essas características específicas de suspeição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo