As palavras “análise”, “inédito”, “clássicos”, “célebres” “...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845507 Português
A partir da leitura do excerto abaixo, responda à questão.

Alguns autores consideram que a arte de escrever de maneira original consiste, em última análise, na capacidade de repetir uma ideia com uma abordagem nova, levando o leitor a pensar e sentir que aquele conteúdo é totalmente inédito. Em outras palavras, é como se afirmássemos que ser original é ter a habilidade de esconder as fontes. Todo o edifício da literatura, incluindo os clássicos, é feito a partir dessa técnica. A prática vem de longe, portanto.
Em Passeios na ilha, Carlos Drummond de Andrade admite que o desenvolvimento da originalidade tem etapas bem definidas. Sem muita poesia e com uma boa prosa, ele é claro ao desabafar: “Primeira fase: o poeta imita modelos célebres. Última fase: o poeta imita-se a si mesmo. Naquela, ainda não conquistou a originalidade; nesta, já a perdeu. Não há mais triste elogio que ‘Não é preciso assinatura, isto é de X!’ Esplêndido seria que só se descobrisse que é X pela assinatura”.

(MARCHIONI, RUBENS. Escrita criativa: da ideia ao
texto. São Paulo: Contexto, 2018.)
As palavras “análise”, “inédito”, “clássicos”, “célebres” “edifício” e “há” retiradas do texto acima recebem acento gráfico. Analise os itens abaixo e indique a alternativa correta.
I. Todas as palavras entre aspas acima recebem acento gráfico por razão idêntica. II. As palavras “análise”, “inédito”, “clássicos” e “célebres” recebem acento gráfico por serem proparoxítonas. III. A palavra “edifício” recebe acento gráfico por ser paroxítona terminada em ditongo. IV. A palavra “há” recebe acento gráfico por ser uma monossilábica tônica terminada em “a”.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão envolve tópicos relacionados à acentuação gráfica. Há quem pense, erroneamente, diga-se de passagem, que a entrada oficial em vigor do Novo Acordo Ortográfico (2016) promoveu uma abolição de acentos, mas, na verdade, não é nada disso. Alguns acentos gráficos de fato caíram, mas, em boa parte dos casos, as regras continuam valendo, como poderemos ver na análise do exercício.

 

 

O enunciado nos coloca a seguinte situação:

 

As palavras “análise", “inédito", “clássicos", “célebres" “edifício" e “há" retiradas do texto acima recebem acento gráfico. Analise os itens abaixo e indique a alternativa correta.

 

Portanto, nossa tarefa é analisar as afirmações que se seguem e apontar qual (quais) é (são) verdadeira (verdadeiras). Contudo, temos um atalho aqui: basta responder à primeira afirmação para a questão como um todo se resolver automaticamente. Vejamos:

 

I.  Todas as palavras entre aspas acima recebem acento gráfico por razão idêntica.

 

Incorreta. Esta afirmação já estaria errada pela lógica pura e simples, pois é impossível que uma mesma regra de acentuação valha para palavras de números de sílabas diferentes. Começando pelo vocábulo “há", que possui apenas uma sílaba (monossílabo). O acento gráfico é utilizado por se tratar de um monossílabo tônico (sílaba pronunciada com força) terminado em “a".

 

Já vocábulos “análise" (a – ná – li –se); “inédito" (i – né – di – to); “clássicos" (clás – si – cos); e “célebres" (cé – le – bres), são acentuados por que são proparoxítonos e todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas.

 

Por fim, a palavra “edifício" (e – di – fí – cio) é acentuada por se tratar de uma paroxítona terminada em ditongo (sublinhado na separação silábica).

 

Perceberam que bastou responder à primeira afirmação para que as outras fossem respondidas? Analisando II, III e IV notamos que as três são verdadeiras e apenas I é falsa. Logo, a resposta correta é alternativa E.

 

Gabarito do Professor: Letra E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra E

MONOSSÍLABO TÔNICO: Não muda de som no interior da frase.

Ex.: Fiz a prova no mês passado.

MONOSSÍLABO ÁTONO: É pronunciado com pouca intensidade no interior da frase. Muda de som.

Ex.: O menino me perguntou quando fiz a prova ("o" com som de "u"; e "me" com som de "mi").

A questão é de acentuação e quer que analisemos as palavras “análise”, “inédito”, “clássicos”, “célebres” “edifício” e “há” retiradas do texto. Vejamos:

 .

I. Todas as palavras entre aspas acima recebem acento gráfico por razão idêntica. 

Errado. As razões das acentuações não são idênticas, conforme explicado abaixo.

 .

II. As palavras “análise”, “inédito”, “clássicos” e “célebres” recebem acento gráfico por serem proparoxítonas. 

Certo. "A--li-se", "i--di-to", "clás-si-cos", "-le-bres" são acentuadas por serem proparoxítonas.

Proparoxítonas: são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente, segundo as regras de acentuação.

 .

III. A palavra “edifício” recebe acento gráfico por ser paroxítona terminada em ditongo. 

Certo. "E-di--cio" é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente.

Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s".

 .

IV. A palavra “há” recebe acento gráfico por ser uma monossilábica tônica terminada em “a”

Certo. "Há" é acentuada por ser um monossílabo tônico terminado em "a".

Monossílabo tônico: monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba. Os monossílabos tônicos são pronunciados de forma forte (Lembrar do BioTÔNICO Fontoura!). Podem ser ou não acentuados. É apenas obrigatória a acentuação dos monossílabos tônicos terminados em a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.

 .

Gabarito: Letra E 

e-di-fí-ci-o - está acentuado na antepenúltima silaba logo é proparoxítona. Como que a alternativa 3 pode estar certa????

AO COMENTARIO DO COLEGA - Ramon de Paoli

e-di--cio (no Brasil)

e-di--ci-o (no Portugal e restante )

 

  • Quantas sílabas tem edifício? 4 sílabas (no Brasil), ou 5 sílabas (no Portugal e restante CPLP).
  • No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.
  • No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).

FONTE : https://www.separaremsilabas.com/index.php?lang=index.php&p=edif%C3%ADcio&button=Separa%C3%A7%C3%A3o+das+s%C3%ADlabas

GABARITO CORRETO LETRA E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo