Essa DFC indica que em x1:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: CODEMIG Prova: FGV - 2015 - CODEMIG - Contador Corporativo |
Q619082 Contabilidade Geral
A Cia. Alfa apresentou a seguinte Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) relativa ao exercício encerrado em 31/12/x1:

Essa DFC indica que em x1:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra D

A) Errado, quanto eu ajusto o LL na DFC operacional método indireto, todas as contas não relaciondas à atividade operacional eu somo, caso esteja diminuindo meu LL na DRE, ou eu diminuo, caso ela esteja somando na DRE.
Nessa questão, o "resultado com alienação de imobilizados" está diminuindo o LL para se chegar ao resultado ajustado, dessa forma, na DRE, ela estava somando, ou seja: a Cia. Alfa teve GANHOS líquidas na alienação de imobilizado.

B) com o mesmo raciocínio da B, o "Resultado na equivalencia patrimonial" está diminuindo, ou seja, na DRe, ela estava originalmente sendo somada, o que nos faz concluir que o conjunto de coligadas e controladas em que a Cia. Alfa investia tiveram LUCROS.

C) Errado, se houve variação positiva de " perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa" é sinal que, na verdade, houve um montante MAIOR no final do balanço do que no início do balanço. (ex: 20.200 [ano 20X1] - 200 [ano 20X0] = 20.000)

D) CERTO: A variação positiva em uma conta do passivo quer dizer que eu aumentei mais minhas exigibilidades e paguei menos delas, por isso que se aplica aquela regra de que "se o passivo aumentar, eu somo no DFC indireto".  Na questão, a ALPHA provisionou mais do que pagou de IR/CSLL, dessa forma há uma variação positiva na DFC.

E) Errado, em aplicações financeiras houve decréscimo de caixa.

bons estudos

acredito que a letra E esteja errada, não pq o fluxo de financiamento deu negativo, mas sim pq a questão diz "nas transações com seus sócios".
Ao meu ver, deveríamos olhar apenas para os dividendos pagos e para o aumento de capital.
Pois apesar de ter havido o aumento de capital, a empresa deu aos socios um valor maior através dos dividendos pagos.
Resultando assim, nas transações com seus sócios, um consumo de caixa no valor de 12mil e não um incremento no caixa disponível como afirma a questão.
Valeu, bons estudos.
Digam aí se concordam cmg.

Pagou IR/CSLL um valor menor do que a provisão no PC... 

EX:

1- Provisão p/ IR/CSLL - 100

2- Despesa com pgto IR/CSLL - 50

Saldo = 50. Reduziu o passivo em 50 !

 

Concordo com o argumento da Lila S2, a justificativa para letra "e" está errada é porque nas transações com sócios houve uma saída de caixa de R$ 12.000 (aumento de capital - dividendos pagos). No mais é como o Renato falou!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo