Acerca de procedimentos e parecer de auditoria, julgue o ite...
Parecer do auditor independente com três parágrafos corresponde a um parecer sem ressalva.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo
O tema central da questão é a estrutura do parecer de auditoria independente. Esse parecer é um documento formal emitido por auditores independentes após a avaliação das demonstrações financeiras de uma entidade. Entender essa estrutura é crucial, pois ela segue normas internacionais e deve ser conhecida por qualquer profissional da área de auditoria.
Em um parecer de auditoria sem ressalva, também conhecido como parecer limpo, o auditor declara que as demonstrações financeiras apresentam uma visão verdadeira e justa da situação financeira da entidade, em conformidade com os princípios contábeis aplicáveis. Esse tipo de parecer é usualmente estruturado em três parágrafos, que são:
- Parágrafo de Introdução: Apresenta as demonstrações financeiras auditadas e a responsabilidade da administração e dos auditores.
- Parágrafo de Alcance: Descreve a natureza da auditoria conduzida, destacando que foi realizada de acordo com normas de auditoria.
- Parágrafo de Opinião: Declara a opinião do auditor de que as demonstrações financeiras estão de acordo com as práticas contábeis.
Por isso, a afirmação de que um parecer de auditor independente com três parágrafos corresponde a um parecer sem ressalva está correta. Essa estrutura é padrão e a mais concisa para um parecer sem ressalvas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo
O parecer emitido pelo auditor independente, nesta IT denominado auditor, compõe-se, basicamente, de três parágrafos:
a) o referente à identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades da administração e dos auditores;
b) o relativo à extensão dos trabalhos;
c) o que expressa a opinião, não modificada, sobre as demonstrações contábeis.
*não anotar*
O parecer COM ressalva tem a mesma estrutura que o parecer SEM ressalva (v. item 15), pois ele também não teria 03 parágrafos, no entanto, como a questão não restringe, não usa "unicamente", "exclusivamente", o item está certo! (agradeço se alguém puder me confirmar se este raciocínio está certo!)
*****
parecer SEM ressalva = 03 parágrafos
§1° - identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades
§2° - extensão dos trabalhos
§3° (último) - opinião, não modificada, sobre as demonstrações contábeis.
parecer COM ressalva = 03 parágrafos (?)
§1° - identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades
§2° - extensão dos trabalhos
§3° (último) - "exceto por", "exceto quanto" ou com "exceção de"
parecer adverso = 04 ou MAIS parágrafos
§1° - identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades
§2° - extensão dos trabalhos
§§ intermediários - motivos e a natureza das divergências que suportam sua opinião adversa
§último - opinião de que as demonstrações contábeis da entidade não estão adequadamente apresentadas
*não anotar*
15. O parecer COM ressalva deve obedecer ao modelo do parecer SEM ressalva, modificado no parágrafo de opinião, com a utilização das expressões "exceto por", "exceto quanto" ou "com exceção de", referindo-se aos efeitos do assunto objeto da ressalva. Não é aceitável nenhuma outra expressão na redação desse tipo de parecer (...)
19. Quando da emissão de parecer adverso, o auditor deve descrever, em 01 ou MAIS parágrafos intermediários, imediatamente anteriores ao parágrafo de opinião, os motivos e a natureza das divergências que suportam sua opinião adversa, bem como os seus principais efeitos sobre a posição patrimonial e financeira e o resultado do exercício ou período (...)
21. O parecer com abstenção de opinião por limitação na extensão é emitido quando houver limitação significativa na extensão do exame que impossibilite o auditor de formar opinião sobre as demonstrações contábeis, por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la, ou pela existência de múltiplas e complexas incertezas que afetem um número significativo de rubricas das demonstrações contábeis.
[Trocar: "Examinamos..." por "Fomos contratados para auditar as demonstrações contábeis...";
Eliminar sentença do 1° parágrafo: "Nossa responsabilidade é a de expressar opinião sobre essas demonstrações contábeis"
Eliminar parágrafo de extensão]
23. No parágrafo final do parecer, o auditor deve mencionar claramente que os exames não forma suficientes para permitir a emissão de opinião sobre as demonstrações contábeis. A abstenção de opinião não elimina a responsabilidade do auditor de mencionar qualquer desvio relevante que normalmente seria incluído como ressalva no seu parecer e que, portanto, possa influenciar a decisão do usuário dessas demonstrações.
24. Quando a abstenção de opinião decorrer de incertezas relevantes [parecer com abstenção de opinião por incertezas], o auditor deve expressar, no parágrafo de opinião, que, devido à relevância das incertezas descritas em parágrafos intermediários específicos, não está em condições de emitir opinião sobre as demonstrações contábeis. Novamente a abstenção de opinião não elimina a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, os desvios relevantes que normalmente seriam incluídos como ressalvas.
fonte do comentário do colega e do meu: NBC T 11 – IT-05 IMP pra discursiva http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t1105.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo