Estando a obra da edificação localizada em uma área industri...
A imagem a seguir apresenta o detalhamento de um arranque de pilar com o uso de estribo suplementar que será executado para a construção de uma edificação em Belo Horizonte e, posteriormente, uma tabela contendo informações sobre área de aço; massa linear; e, o custo para diferentes diâmetros de barras de aço adaptados da tabela de preços da composição de insumos da SINAPI em dezembro de 2023.
I. Ao analisar o detalhe do arranque de pilar, verifica-se que o cobrimento mínimo exigido pelas normas da ABNT não é atendido. Ressalta-se que, no trecho dos pilares em contato com o solo junto aos elementos de fundação, a armadura deve ter cobrimento nominal maior ou igual a 45 mm.
II. O concreto empregado na execução desse elemento estrutural, com classe de agressividade ambiental mencionada, deve possuir um fck de, no mínimo, 25 MPa e uma máxima relação água cimento em massa de 0,60.
III. Devido ao cobrimento de 2,5 cm apresentado, a dimensão máxima característica do agregado graúdo a ser usado não deve superar em 25% a espessura nominal do cobrimento; dessa forma, dmax ≤ 31,25 mm.
Está correto o que se afirma apenas em