Para desenvolver uma tese, para refutar uma tese contrária, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1985327 Português
Para desenvolver uma tese, para refutar uma tese contrária, o argumentador pode recorrer a argumentos de diversos tipos, segundo as circunstâncias da argumentação. Observe o segmento argumentativo a seguir:
“Essas tribos trocam frequentemente de mulheres, o que é um sinal muito claro de selvageria. Eles ignoram completamente a nobreza e o valor do belo sacramento de casamento”.
O tipo de argumento utilizado nesse segmento foi
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

cade o exemplo?

Que tese?

QC, comentário do professor? =/

Posso estar equivocada, estou aprendendo ainda a resolver as questões da FGV, mas utilizei do seguinte raciocínio, para resolver a questão.

Tese: a ideia principal do texto em que há opinião/argumento.

No texto, entendi que a tese do autor é dizer que existem aqueles que ignoram a nobreza do casamento. Como argumento para embasar essa "tese", ele exemplifica dizendo: "trocam frequentemente de mulhere..."

Com esse pensamento, assinalei a letra E. Em caso de erros, corrijam-me.

A questão trata de formas de argumentação.

A) apelo a um depoimento de autoridade reconhecida no tema abordado.

  • argumento de autoridade é uma maneira muito utilizada, mas não está presente no trecho. É aquele no qual citamos um especialista, autoridade em determinado assunto, para justificar uma conclusão. Esse pode ser um cientista, um filósofo, uma instituição de pesquisa entre outros. 

B) apresentação de uma comparação que possa valorizar a força da tese defendida.

  • não foi usado um argumento de comparação pelo autor. A argumentação por comparação ou analogia é aquela em que se estabelece relação de semelhança ou diferença entre a tese defendida e algum tipo de dado a fim de comprovar o ponto de vista defendido.

C) recurso a valores socialmente estabelecidos, contra os quais ninguém se deve colocar.

  • em parte, foram usados valores pelo autor, uma vez que, na nossa cultura, o casamento é visto como certo e a troca desenfreada de parceiros é visto como errada, chamada, no texto, de selvageria.
  • contudo, as pessoas podem, sim, colocarem-se contra esses valores em uma argumentação, graças à liberdade de expressão.

D) citação de argumento intimidatório que anuncia um mal futuro.

  • essa é a mais viajada. O trecho não tem objetivo de intimidar e não fala de um mal futuro.

E) GAB indicação de um exemplo que possa auxiliar na defesa da tese.

  • apesar de a tese não estar explícita no texto, dá para entender o que se defende: as tribos são selvagens e não respeitam o valor do sacramento; e para argumentar isso, é usado como exemplo o fato de trocarem frequentemente de mulheres.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo