Considere as palavras grifadas no trecho abaixo.“É com base ...
Considere o texto abaixo para responder às seis próximas questões.
O mundo com sede
O Brasil tem água potável suficiente para abastecer cinco vezes a população da Terra. Mas a distribuição pelo território nacional não é equilibrada.
Os números sobre os recursos hídricos brasileiros são um exagero. Os rios que cortam o Brasil carregam 12% do total de água doce superficial do planeta - o dobro de todos os rios da Austrália e Oceania, 42% a mais que os da Europa e 25% a mais que os do continente africano.
Mesmo contando com as épocas de seca, em que os rios reduzem muito sua vazão, temos água para satisfazer as necessidades do país por 57 vezes. Com todo esse volume, seria possível abastecer a população de mais cinco planetas Terra - 32 bilhões de pessoas -, com 250 litros de água para cada um por dia.
Mas, como ocorre em outras partes do mundo, aqui também os recursos hídricos são mal distribuídos: 74% de toda água brasileira está concentrada na Amazônia, onde vivem apenas 5% da população. Uma característica que as bacias têm em comum: todas sofrem com algum tipo de degradação por causa da ação do homem.
A fim de gerenciar os recursos hídricos brasileiros, a Agência Nacional das Águas (ANA) divide o país em 12 regiões hidrográficas, que correspondem a 12 bacias. É com base nessa divisão que o governo federal calcula e gerencia a relação entre a oferta e a demanda de água no país. A gestão da rede hídrica nacional é fundamental para evitar a destruição dos recursos naturais e a repetição dos episódios de racionamento e blecaute que afetaram algumas regiões do país mais de uma vez.
A cada segundo, o Brasil retira de seus rios somente 3,4% da vazão total. Mas apenas pouco mais da metade disso é efetivamente aproveitada e não retorna às bacias. A região hidrográfica que mais consome água é a do Paraná, responsável por 23% do total. Na região Atlântico Nordeste Oriental, onde a maioria dos cursos de água é intermitente, as retiradas superam a disponibilidade hídrica.
Em algumas localidades, a água disponível por habitante não supera os 500 metros cúbicos por ano. Isso significa que cada cidadão da região sobrevive com um volume de água equivalente a um terço do volume que caracteriza o estresse hídrico, segundo a ONU: 1,7 mil metros cúbicos por ano. Como ocorre no restante do mundo, a maior parcela da água consumida no país vai para a agricultura.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_261013.shtml?func=2. Acesso em 20/11/2015.
Considere as palavras grifadas no trecho abaixo.
“É com base nessa divisão que o governo federal calcula e gerencia a relação entre a oferta e a demanda de água no país”.
Os termos grifados, considerando o contexto em que se encontram empregados, trata-se, respectivamente, de:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - substantivo, substantivo e substantivo.
Vamos analisar, com calma, cada termo grifado e ver como eles se classificam morfologicamente.
Primeiramente, sobre o termo "base":
Dentro do contexto da frase, "base" é um substantivo. Um substantivo é uma classe de palavras que nomeia seres, coisas, lugares, sentimentos, entre outros. No caso, "base" refere-se a um ponto de referência ou fundamento, sendo claramente algo que podemos nomear.
Em segundo lugar, o termo "divisão":
Novamente, no contexto, "divisão" é um substantivo. Ele nomeia uma ação ou resultado de dividir, correspondendo a algo palpável e nomeável. Assim, está de acordo com a definição de substantivo.
Por último, o termo "oferta":
Na frase, "oferta" também é um substantivo. Mesmo que, em outros contextos, possa parecer uma ação, aqui ele nomeia algo concreto — a quantidade de água disponível. Portanto, encaixa-se na categoria de substantivo.
Agora vamos entender as alternativas incorretas:
Alternativa A: substantivo, adjetivo e substantivo.
Embora "base" e "oferta" sejam realmente substantivos, "divisão" não é um adjetivo. Adjetivo é a classe de palavras que caracteriza o substantivo, o que não é o caso de "divisão". Assim, essa alternativa está incorreta.
Alternativa B: adjetivo, substantivo e adjetivo.
"Base" e "oferta" são substantivos, e não adjetivos. Isso invalida essa alternativa, uma vez que um adjetivo deveria caracterizar um substantivo, o que não ocorre com "base" e "oferta" no contexto da frase.
Alternativa C: advérbio, substantivo e adjetivo.
Advérbios modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, mas "base" e "oferta" são substantivos, e "divisão" também é um substantivo. Portanto, esta alternativa está incorreta, pois nenhuma das palavras é um advérbio ou adjetivo.
Portanto, a alternativa correta é a alternativa D, onde "base", "divisão" e "oferta" são todas classificadas como substantivos, correspondendo corretamente à questão proposta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo