Assinale a alternativa em que a reescrita do primeiro períod...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q589217 Português
Assinale a alternativa em que a reescrita do primeiro período do terceiro parágrafo mantém a correção gramatical e a coerência do texto.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quem fala, cara palida?

correm sério risco de SOFREREM ????? Não seria correm sério risco de SOFRER ?!

Diogo, o uso do infinitivo flexionado está correto, não obstante o uso do infinitivo impessoal também seria possível.
O motivo disso é que no período: "crianças em situação de rua, que frequentemente escaparam da violência, correm sério risco de sofrerem exploração sexual.", o sujeito é o mesmo nas duas orações. Observe: Oração 1: Crianças em situação de rua, que frequentemente escaparam da violência;Oração 2: (crianças) correm sério risco de sofrerem exploração sexual.Como o sujeito (crianças) é comum, os dois modos são corretos: sofrer ou sofrerem.
Outra questão sobre esse conteúdo:

Cespe/2009 - Órgão: Prefeitura de Ipojuca - PE - Prova: Todos os Cargos

Preserva a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto a substituição das formas flexionadas no plural, "aproximarem" e "incrementarem", ambas na linha 5, pelas correspondentes não flexionadas: aproximar e incrementar. (correto)


- Quando o sujeito é o mesmo nas duas orações, é facultativa a escolha do infinitivo pessoal ou impessoal, mesmo que o sujeito esteja oculto. Contudo, nestas situações, há uma maior preferência dos falantes pela forma no singular.

Exemplos:

Viemos para transmitir as palavras do diretor.

Viemos para transmitirmos as palavras do diretor.

Lá estarão para resolver o problema.

Lá estarão para resolverem o problema.

Pessoal, percebi que em todas as alternativas faltaram vírgulas para marcar termos deslocados da oração, no termo "sobre venda e exploração sexual de crianças". Ou essas vírgulas não seriam necessárias aí?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo