Ainda considerando o caso clínico 5A2-I, julgue o próximo it...
Josué pode ser beneficiado com um atendimento articulado, que envolva profissionais e equipe técnica de referência, trabalho em rede e pluralidade de abordagens, a fim de que se possa atender às demandas inerentes ao seu caso.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Exige-se conhecimento quanto a psicologia da saúde, trabalho em equipe, clínica ampliada, analisemos a questão.
CERTO. Como visualizado no caso hipotético de Josué e conforme os manuais, DSM-5 e CID-10, a criança apresenta respostas comportamentais do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para melhor suporte e cuidado integral da criança e família, necessita-se de articulação da rede SUS, SUAS e educação, acionando profissionais para acompanhar, compreensão pluri e contextualizada da realizada territorial., social, econômica, cultural da família para assim poder orientar diante da demanda, pois existem habilidades a serem estimuladas e desenvolvidas com suporte multiprofissional, desde Psicólogo, Terapeuta ocupacional, Fonoaudiólogo, Neuropediatra, A escola, CRAS e até mesmo de serviço de referência com equipe especializada. Assim, todos os equipamentos citados devem fazer parte da clínica ampliada e intersetorial para efetivação da garantia de direitos e compressão da demanda a partir de abordagens profissionais da atenção básica e especializada mediante as necessidades emergidas.
A seguir temos duas citações sobre o processo de equipe e o autismo, associando ao comentário supracitado:
“Considerando a complexidade e os multideterminantes que afetam o desenvolvimento da pessoa com TEA e no sentido de atender às demandas presentes nos diferentes casos, o plano de intervenção com objetivos e metas comuns deve ocorrer de modo integrado entre profissionais da área da Saúde e da Educação, na perspectiva de alcançar melhores resultados. Nesse contexto, a família torna-se um elemento essencial na composição da equipe, podendo contribuir com informações e prioridades relacionadas ao desenvolvimento da pessoa com TEA”.
Intervenções precoces podem ajudar a criança com TEA a desenvolver autonomia, habilidades sociais e de comunicação. O trabalho em equipe baseado na prática colaborativa é potente estratégia para o enfrentamento dos desafios que envolvem as questões relacionadas ao TEA. A colaboração interprofissional pode ser um dos fatores determinantes para aumentar os cuidados de saúde e os resultados educacionais dessas crianças. Tal abordagem facilita a interação, as experiências clínicas compartilhadas, o planejamento, a avaliação e a execução de ações conjuntas entre diferentes categorias profissionais, proporcionando maior eficiência nas intervenções (Loutzenhiser & Hadjistavropoulos, 2008). |
Fonte:
ROMEU, C. A; ROSSIT, R. S. trabalho em equipe interprofissional no Atendimento à criança com transtorno do espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 28, 2022.
Gabarito da professora: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo
Na verdade, essa é uma das poucas afirmativas que se pode generalizar, ou seja, todo paciente em situação de processo de adoecimento pode ser beneficiado com um atendimento articulado, que envolva profissionais e equipe técnica de referência, trabalho em rede e pluralidade de abordagens, a fim de que se possa atender às demandas inerentes ao seu caso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo