Ainda considerando o caso clínico 5A2-I, as contribuições da...
A avaliação do quadro de Josué, possível prevenção de agravos e ofertas à reabilitação devem ser oferecidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), enquanto porta de entrada do SUS.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Questão descreve uma situação hipotética de uma criança que apresenta características de um possível transtorno do neurodesenvolvimento conhecido como transtorno do espectro autista- TEA, além de especificadamente é relevante conhecimento sobre a funcionalidade do NASF como apontado do comando do enunciado da questão.
ERRADO. A questão apresenta o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), enquanto porta de entrada do SUS, o que deixa incorreto, visto que o NASF atua como apoio a atenção básica ou primária e não como porta de entrada já que está corresponde a condução pelo nível primário de atenção á saúde.
Para ampliar seus conhecimentos acerca da temática discutida temos a seguir sobre o NASF:
-Foi criado em 2008, com a finalidade de qualificar possibilitar a resolutiva a atuação da atenção básica
-Trabalho com equipe multiprofissional e atua de maneira integrada
-Objetivo de apoio as equipes de saúde
-Apoiar a consolidação da atenção básica através de serviços de saúde com promoção, prevenção, realizando atividades individuais correspondendo ao núcleo profissional, coletiva com educação em saúde e permanente em saúde
-Conhecer o território de atuação e trabalhar na perspectiva da intersetorialidade
-Tem como ênfase de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica.
Para complementar as informações sobre o assunto, situando a colaboração de Azevedo e Costa (2010):
“O Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou o acesso da atenção básica por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que foi criada em 19941 e vem se expandindo sensivelmente desde então. Em 2007, a ESF atingiu mais de 90% dos municípios brasileiros e cobria cerca de 87 milhões de habitantes (46%), com 27 mil equipes instaladas (Giovanella, Mendonça, 2008). Tal expansão se tornou fundamental à garantia do acesso a partir da atenção básica (Brasil, 2006), assumindo esta a função de porta de entrada do SUS".
Fonte:
ANJOS, Karla Ferraz dos et al. Perspectivas e desafios do núcleo de apoio à saúde da família quanto às práticas em saúde. Saúde em Debate, v. 37, p. 672-680, 2013.
AZEVEDO, A.L.M; COSTA,A.M. A estreita porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS): uma avaliação do acesso na Estratégia de Saúde da Família. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 14, p. 797-810, 2010.
Gabarito: ERRADO
Fonte:
ANJOS, Karla Ferraz dos et al. Perspectivas e desafios do núcleo de apoio à saúde da família quanto às práticas em saúde. Saúde em Debate, v. 37, p. 672-680, 2013.
Gabarito da professora: ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
errado
O correto seria pela Atenção secundária de saúde:
- Nível intermediário
- Serviços especializados de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência.
- Caps
- Emergências
Questão correta, pois o NASF, que agora se chama E_multi, fica na atenção primária e faz diversos atendimentos neste contexto da questão.
NASF faz parte da atenção primária, mas NÃO é porta de entrada. A porta de entrada é a ESF que ao triar a situação, encaminha ao NASF (que agora é e-multi).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo