Sobre a operação em regime permanente de uma máquina síncron...
Sobre a operação em regime permanente de uma máquina síncrona de polos lisos representada pelo modelo clássico sem perdas ativas e conectada a um sistema elétrico de potência representado por um barramento infinito, considere as seguintes afirmativas:
1. Quando a máquina está sobre-excitada, a projeção do fasor da força eletromotriz interna sobre a direção do fasor da tensão terminal da máquina é maior do que a magnitude deste último fasor, esteja a máquina operando como gerador, motor ou compensador de potência reativa.
2. Na operação da máquina como compensador de potência reativa, a potência ativa deve ser nula, o que significa que a defasagem entre os fasores da força eletromotriz interna e da tensão terminal é igual a 90 graus.
3. A máquina operando como gerador fornece potência reativa ao sistema quando ela está subexcitada.
4. A sensibilidade entre a potência reativa da máquina e o ângulo δ formado entre os fasores da força eletromotriz interna e da tensão terminal é menor, conforme se reduz o ângulo δ.
Assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1. Verdadeira, quando a projeção da tensão interna é maior que a tensão terminal, a máquina síncrona está sobre-excitada e fornecendo potência reativa independente do modo de operação (gerador, motor ou compensador).
2. Falsa, para que a potência ativa seja nula (caso do compensador) o ângulo de carga deve ser zero.
3. Falsa, quando a máquina síncrona opera sub-excitada ela está absorvendo potência reativa, independente do modo de operação (gerador, motor ou compensador).
4. Falsa, a medida que o ângulo de carga diminui, a sensibilidade aumenta, pois a potência reativa é uma função em proporção direta com o cosseno do ângulo de carga.
Portanto, apenas a afirmativa 1 é verdadeira.
Logo, a questão não possui gabarito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo