A auditoria de avaliação da gestão tem por finalidade emitir...
formas como elas podem ser realizadas, julgue os itens que se
seguem.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
AUDITORIA OPERACIONAL: também chamada de Auditoria dos 3E´s (Economia, Eficiência e Eficácia). Destina-se a determinar se a organização submetida a exame e avaliação opera adequadamente. Nesse contexto, o auditor deve avaliar as operações da organização , segundo um amplo escopo de objetivos. Tem por objetivo assessorar a administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades.
Auditoria operacional – ANOp é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.
Questão ERRADA
Na minha opnião esta questão está errada porque não existe auditoria de gestão, esta é espécie da auditoria de desempenho .
A Auditoria de Desempenho possui duas abordagens:
1ª - Analise da Estratégia Organizacional - Envolve, basicamente os seguintes aspectos:
Cumprimento da missão definida em lei;
Adequação dos objetivos do estratégicos às prioridades de governo.
dentre outros
2ª - Analise da gestão - Abrande as seguintes questões:
Adequação da estrutura organizacional aos objetivos do órgão ou entidade;
Uso adequado dos recursos humanos, instalações e equipamentos voltados para a produção e prestação de bens e serviços na proporção, qualidade e prazos requeridos.
A existência de sistemas de controles adequados, destinados a monitorar, com base em indicadores de desempenho válidos e confiáveis, aspectos ligados a economicidade, a eficiência e a economicidade.
dentre outros
livro do professor josé carlos
auditoria geral e pública pg 252,
Sds
Victor
Classificação das auditorias segundo o Controle Interno do Poder Executivo Federal - SCIPEF.
I. Auditoria de Avaliação de Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opnião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a xecução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controle administrativo e contábil; verificação do cuprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da eecução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.
IV. Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional ou parte dele, das unidades o entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atiidades, ou segmentos destes, com a finalidades de emitir opnião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração nagerência dos resultados, por meios de recomendações que isem aprimorar os procedimentos melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.
Logo, quem EMITE OPNIÃO ACERCA DA GESTÃO QUANTO AOS ASPECTOS DE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E ECONOMICIDADE é a Auditoria Operacional e não a Auditoria de Avaliação de Gestão, como afirma o item.
o cespe gosta muito de tentar confundir esses dois tipos de auditoria,justamente nesse ponto,pois quem não domina completamente o conteúdo,pensa logo que quem emite opnião acerca da gestão é a auditoria que avalia a gestão...mas tem que ter muita atenção.pois essa de avaliação da gestão é mais ampla, é ligada ao TCU...já a operacional visa auxilar na gerência,fornencendo recomendações,podendo se ater a um tipo de procedimento.----o segredo para diferenciar é os 3E's que o colega citou.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo