Na palavra “neurologista”, o sufixo -ista tem o mesmo signi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1993776 Português

1. Leia o texto a seguir: 


Dificuldade de concentração pode ser sinal de nevoeiro cerebral; veja como cuidar

Sintomas incluem esquecimento, lentidão e sobrecarga com tarefas banais


Tenho dificuldade para me lembrar das coisas e muitas vezes me sinto exausto, como se não conseguisse "clarear" a cabeça. Isso é nevoeiro cerebral? E o que posso fazer para resolver?

O "branco" mental, quando aparece, pode ser confuso. O que você acabou de dizer? Você precisava comprar frango e cenouras no caminho para casa, ou era só frango? Por que de repente é tão difícil se concentrar no que você está fazendo, e por que parece que seu cérebro é 30 anos mais velho que você?

Se você está se sentindo lento e esquecido, se distrai facilmente ou fica completamente sobrecarregado por tarefas banais, pode estar enfrentando um fenômeno comum conhecido como névoa cerebral.

Embora não seja um diagnóstico clínico oficial que acabaria em um prontuário médico, o nevoeiro cerebral pode surgir após várias noites sem dormir, quando se tomam certos medicamentos, como anti-histamínicos, ou em consequência de "jetlag", entre muitos outros cenários.

Algumas pessoas experimentam uma espécie de nevoeiro cerebral após uma grande refeição, durante períodos particularmente estressantes da vida ou quando passam por grandes mudanças hormonais, como durante a gravidez ou a menopausa.

A condição também pode ser um sintoma de doença como lyme, lúpus e esclerose múltipla, após o tratamento de câncer ou mesmo durante um resfriado particularmente forte.

Nos últimos anos, o termo também começou a ser associado ao comprometimento cognitivo que muitas pessoas vivem durante ou após a Covid-19.

Aproximadamente 20% a 30% dos pacientes de Covid têm nevoeiro cerebral que persiste ou se desenvolve durante os três meses após a infecção inicial, e mais de 65% daqueles com Covid longa também relatam sintomas neurológicos.

"Está se tornando uma crise de saúde neurológica", disse Michelle Monje, neurologista da Universidade de Stanford que estudou o comprometimento cognitivo relacionado à quimioterapia e ao coronavírus.

QUANDO VOCÊ DEVE CONSULTAR UM MÉDICO?

O nevoeiro cerebral pode ser frustrante e preocupante, não importa quando ou como você o sinta. Os problemas cognitivos podem aumentar e diminuir, tanto naquela relacionada à Covid19 como em outros tipos, disse Jacqueline Becker, neuropsicóloga clínica do Hospital Mount Sinai, em Nova York.

Mas se os sintomas persistirem por várias semanas ou tornarem a vida extremamente difícil, você deve procurar uma avaliação médica.

"Algumas pessoas são capazes de continuar seu trabalho e sua vida normal, mas podem precisar fazer pausas mais frequentes entre as tarefas", disse Becker. "E há outras que ficam completamente incapacitadas por isso."

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2022/09/dificuldade-deconcentracao-pode-ser-sinal-de-nevoeiro-cerebral-veja-como-cuidar.shtml. Excerto. Acesso em 20/09/2022.

Na palavra “neurologista”, o sufixo -ista tem o mesmo significado encontrado na palavra:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa B - pianista.

A questão aborda o tema dos sufixos na morfologia da língua portuguesa, especificamente, como o sufixo -ista é usado para formar substantivos que indicam profissão, ocupação ou seguidor de uma doutrina ou prática.

Para resolver essa questão, é necessário compreender que o sufixo -ista acrescenta à palavra o significado de "aquele que pratica ou segue algo". A alternativa correta, pianista, assim como neurologista, usa o sufixo -ista para indicar alguém que exerce uma atividade ou profissão específica.

Vamos analisar cada uma das alternativas:

A - sulista: Embora "sulista" também contenha o sufixo -ista, este sufixo aqui é usado para indicar alguém que é do sul, ou seja, um adjetivo de origem geográfica. Não se trata de uma profissão ou ocupação, portanto, não é a alternativa correta.

B - pianista: O sufixo -ista em "pianista" indica uma pessoa que toca piano profissionalmente ou por hobby, caracterizando assim uma ocupação ou prática. Esse uso é semelhante ao de "neurologista", que é uma pessoa que trabalha na área da neurologia. Portanto, esta é a alternativa correta.

C - budista: Aqui, "budista" se refere a alguém que segue o budismo, uma doutrina ou filosofia de vida. Embora "budista" use o sufixo -ista para indicar seguidor de uma prática ou religião, não se refere a uma ocupação ou profissão específica, como é o caso de "neurologista".

D - liberalista: "Liberalista" não é uma palavra de uso comum, mas se refere a alguém que defende o liberalismo, uma doutrina ou corrente de pensamento. Novamente, não se trata de uma profissão ou prática específica, diferentemente de "neurologista".

Portanto, a alternativa que melhor se encaixa na definição de uso do sufixo -ista para indicar uma profissão ou ocupação similar a "neurologista" é pianista.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NEUROLOGISTA - ESPECIALISTA OU ESTUDIOSO

SULISTA -  PROVENIÊNCIA OU RELAÇÃO

PIANISTA - OCUPAÇÃO OU OFÍCIO

BUDISTA - ADPETO DE IDEOLOGIA OU PROFISSIONAL DO ASSUNTO

LIBERALISTA - EXPRIME NOÇÃO DE ADEPTO

PS: PESQUISEI NO GOOGLE.

ACREDITO QUE NEUROLOGISTA E PIANISTA TENHAM RELAÇÃO PELO OFÍCIO

Meu deus, qual a lógica desta questão ???

Gente essa questão é um pouquinho maliciosa, mas a lógica da Ana Bia está corretíssima, elas estão relacionadas por se tratarem de ofício.

Que maldade!

Questão de Raciocínio lógico e não português. Kk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo