Uma das formas de intervenção do psicólogo na Universidade, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234361 Psicologia
Uma das formas de intervenção do psicólogo na Universidade, tanto no aspecto clínico quanto escolar, é o trabalho com grupos. Sigmund Freud, a partir do conceito de ego, lançou luz sobre os fenômenos grupais. Assim, tendo por base a compreensão psicanalítica dos grupos, julgue o seguinte item. 
Um dos resultados mais importantes da formação de um grupo é a exaltação da emoção produzida em cada componente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Exige-se conhecimento da teoria psicanalítica freudiana quanto ao processo de grupos.

 

CERTO. Conforme a psicanálise de Freud um dos resultados mais importantes na composição de um grupo é a existência da exaltação da emoção que é produzida. A seguir temos aspectos relevantes sobre grupo e psicanálise.

 

O resultado mais notável e também o mais importante da formação de um grupo é a exaltação ou intensificação de emoção’ produzida em cada membro dele (ibid., 24). Segundo McDougall, num grupo as emoções dos homens são excitadas até um grau que elas raramente ou nunca atingem sob outras condições, e constitui experiência agradável para os interessados entregar-se tão irrestritamente às suas paixões, e assim fundirem-se no grupo e perderem o senso dos limites de sua individualidade.

 

Fonte:

Freud, S. (2011). Psicologia das massas e análise do Eu. In S. Freud. Obras completas (P. C. de Souza, trad., vol. 15, pp. 13-113). São Paulo: Companhia das Letras. 

 

Gabarito da professora: CERTO

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A hipótese de Freud a respeito dos laços que se criam numa massa é que na essência daquilo que Le Bon tratou como alma coletiva, existem relações amorosas, ou seja, laços afetivos. Freud abandona a ideia de sugestão para explicar tais laços e lança mão do conceito de libido. Naquela época, conceituava a libido como "a energia [...] [das] pulsões que têm a ver com tudo aquilo que podemos abranger na ordem do amor" (Freud, 1921, p. 126).

"Assim, os laços estabelecidos entre os membros de uma massa e entre cada um deles e seu líder, são laços de amor, alimentados pela energia psíquica daquilo que Freud nomeou como libido."



Sim, essa afirmação está correta. Segundo Sigmund Freud, na sua obra "Psicologia das Massas e Análise do Eu" (1921), um dos resultados importantes da formação de um grupo é a intensificação das emoções entre os seus membros. No contexto de um grupo, os indivíduos experimentam um forte sentimento de pertencimento e identidade coletiva, que pode levar à exaltação das emoções. Isso se deve à dinâmica de identificação e transferência que ocorre dentro do grupo, onde os membros compartilham e reforçam mutuamente suas emoções e comportamentos. A presença e a interação com outros membros podem amplificar sentimentos como entusiasmo, lealdade, euforia e até mesmo agressividade.

Em "Psicologia das Massas e Análise do Eu", temos: O resultado mais notável e também o mais importante da formação de um grupo é a ‘exaltação ou intensificação de emoção’ produzida em cada membro dele (ibid., 24). Segundo McDougall, num grupo as emoções dos homens são excitadas até um grau que elas raramente ou nunca atingem sob outras condições, e constitui experiência agradável para os interessados entregar-se tão irrestritamente às suas paixões, e assim fundirem-se no grupo e perderem o senso dos limites de sua individualidade. A maneira pela qual os indivíduos são assim arrastados por um impulso comum é explicada por McDougall através do que chama de ‘princípio da indução direta da emoção por via da reação simpática primitiva’ (ibid., 25), ou seja, através do contágio emocional com que já estamos familiarizados. O fato é que a percepção dos sinais de um estado emocional é automaticamente talhada para despertar a mesma emoção na pessoa que os percebe. Quanto maior for o número de pessoas em que a mesma emoção possa ser simultaneamente observada, mais intensamente cresce essa compulsão automática. O indivíduo perde seu poder de crítica e deixa-se deslizar para a mesma emoção. Mas, ao assim proceder, aumenta a excitação das outras pessoas que produziram esse resultado nele, e assim a carga emocional dos indivíduos se intensifica por interação mútua. Acha-se inequivocamente em ação algo da natureza de uma compulsão a fazer o mesmo que os outros, a permanecer em harmonia com a maioria. Quanto mais grosseiros e simples são os impulsos emocionais, mais aptos se encontram a propagar-se dessa maneira através de um grupo (ibid., 39).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo