Segundo a norma culta, em “supostos” (L. 70), a pronúncia da...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Opção CORRETA, letra "E" (contornos).
Trata-se de situação na qual alguns os substantivos terminados em "o" tónico ( som de "ô" fechado) mudam o timbre da vogal para "o" átono (som de "ó" aberto), ao formarem o plural. É o que se denomia de "plural metafônico" ou plural de metafonia.
Segundo o Guia Essencial da Língua Portuguesa, a "regra" de o "o" fechado no singular se pronunciar como "o" aberto no plural provém de uma forma latina terminada em "-um" no singular e em "-os" no plural, ou seja: uma vogal fechada no primeiro caso e uma vogal aberta no segundo. Será, pois, esta vogal final, fechada no singular, que irá influenciar a vogal tónica, fechando-a, o que não acontece no plural, porque, como se referiu, a palavra latina termina em o aberto.
Exemplo: a palavra jogo provém da forma latina jocum e jogos de jocos, o que explica a existência de vogal tónica fechada no singular (por influência da vogal final) e de vogal tónica aberta no plural. Vejamos alguns exemplos da aplicação desta regra: poço (p/ó/ços), miolo (mi/ó/los), ovo (/ó/vos), jogo (j/ó/gos), povo (p/ó/vos), osso (/ó/ssos).
Em alguns outros casos, a aplicação dessa regra serve da sinalizar o tempo verbal ou a distinção entre verbo e substantivo no contexto.
Exemplo: almoço (alm/ó/ço), olho (/ó/lho), troco (tr/ó/co).
No entanto, existem algumas exceções, tal como contorno e contornos, com o "o" fechado tanto no singular quanto no plural. Outros tantos casos estão em mesma condição, sem modificar a tonicidade da vogal.
Exemplos: acordo(s), adorno(s), bojo(s), bolo(s), bolso(s), cachorro(s), coco(s), colmo(s), consolo(s), dorso(s), encosto(s), engodo(s), esgoto(s), estojo(s), ferrolho(s), garoto(s), globo(s), golfo,(s) gosto(s), lobo(s), moço(s), morro(s), mosto(s), namoro(s), pescoço(s), piloto(s), piolho(s), poldro(s), polvo(s), potro(s), reboco(s), repolho(s), restolho(s), rolo(s), rosto(s), sopro(s), suborno(s), etc.
CURIOSIDADE
A Drª. Teresa Álvares, antiga professora de Português e pesquisadora, tem uma explicação diferente. Segundo ela, as palavras com o na sílaba tónica seguem as regras gerais da formação do plural, mantendo-se a pronúncia do o. Destaco que os exemplo a seguir não são "realmente" acentuados graficamente, sendo que a tonicidade da vogal foi indicada entre "/ /" de forma ilustrativa. Assim: sono (s/ô/no, s/ô/nos), acordo (ac/ô/rdo, ac/ô/rdos), rosto (r/ô/sto, r/ô/stos), copo (c/ó/po, c/ó/pos), etc. Quando a palavra tem feminino e, na evolução do Latim para o Português, o "o" se tornou aberto na palavra feminina (ex.: p/ô/rco, pórca), o plural feminino (p/ó/rcas) influencia o plural masculino (p/ó/rcos), abrindo o "o", que, no entanto, se mantém fechado no singular. Note-se: em d/ô/no-d/ô/nos-d/ô/nas, o "o" mantém-se fechado no plural, uma vez que, no feminino singular d/ô/na, na evolução do Latim para o Português, o "o" se manteve fechado. Há, todavia, exceções, hoje absolutamente integradas ao Português culto, como: c/ô/rpo (c/ó/rpos), esf/ô/rço (esf/ó/rços), etc.
Fonte: ciberduvidas.com
Peço por favor que tenha um vídeo com a explicação do professor, pois não entendi a questão. Obrigada!
questão derruba Candidato.... tem que ser estudante de Letras pra saber... muito aprofundado..
Eu falando em voz alta rsrsrs
Acalme-se, porque os socÓrros estão chegando...kkk errei!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo