A região norte do Município Alfa tinha grande potencial turí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1985379 Direito Constitucional
A região norte do Município Alfa tinha grande potencial turístico, enquanto a região sul era um importante polo industrial. Por entenderem que as obras de infraestrutura construídas pelo Município atendiam mais aos interesses da região sul, os moradores da região norte iniciaram forte campanha para que a região norte fosse incorporada pelo Município Beta, também com elevado potencial turístico.
Os líderes do movimento procuraram um advogado e o consultaram em relação à forma de sacramentar a alvitrada incorporação. Foi-lhes corretamente informado que, entre outros requisitos, a incorporação seria efetivada mediante
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo referente à organização político-administrativa do Estado.

Dispõe o artigo 18, da Constituição Federal, o seguinte:

“Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

§ 1º Brasília é a Capital Federal.

§ 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

§ 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

§ 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei."

De modo a complementar o assunto em tela, recomendo a resolução da Q2075543.

Analisando as alternativas

Letra a) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pois, em conformidade com o contido no § 4º, do artigo 18, da Constituição Federal, a incorporação da região norte do Município Alfa pelo Município Beta será efetivada por meio de uma lei estadual, dentro do período estabelecido por Lei Complementar Federal, e tal incorporação dependerá de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme explanado, a incorporação da região norte do Município Alfa pelo Município Beta será efetivada por meio de uma lei estadual, dentro do período estabelecido por Lei Complementar Federal, nos termos do § 4º, do artigo 18, da Constituição Federal.

Letra c) Esta alternativa está incorreta, pelos motivos descritos no comentário referente à alternativa “b".

Letra d) Esta alternativa está incorreta, pelos motivos descritos no comentário referente à alternativa “b", ressaltando-se que a emenda à Constituição Estadual não é o meio adequado, para se fazer a incorporação em tela.

Letra e) Esta alternativa está incorreta, pelos motivos descritos no comentário referente à alternativa “b", ressaltando-se que a alteração das leis orgânicas dos Municípios Alfa e Beta não é o meio adequado, para se fazer a incorporação em tela.

Gabarito: letra "a".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 18, § 4º, CR/88: A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.    

LEI ORDINÁRIA ESTADUAL!!!

Lei Estadual dentro do período de LC Federal!

Na teoria, pois na prática até hoje surgem novos municípios.

Art. 18, § 4º, CR/88: A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.  

Gabarito: A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo