Marque o que NÃO se comprova na frase: "A árvore que pensav...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (16)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab D
Pelo que entendi, o verbo está escrito na TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR e não na segunda pessoa do singular. Corrija-me se estiver errado.
Resposta correta letra A
A frase é composta por um sujeito (a árvore que pensava bastante) e um predicado nominal (vazio). O sujeito é formado por um núcleo (árvore) e um adjunto adnominal (que pensava bastante). O adjunto adnominal é uma oração subordinada adjetiva restritiva, que modifica o sentido do núcleo. A oração subordinada é formada por um pronome relativo (que), um verbo (pensava) e um advérbio (bastante).
EXPLICAÇAO DAS ALTERNATIVAS
alternativa A está correta, pois o verbo pensava está no pretérito imperfeito do modo indicativo, que indica uma ação habitual ou contínua no passado.
alternativa B está correta, pois o artigo definido a concorda em gênero (feminino) e em número (singular) com o substantivo árvore.
alternativa C está correta, pois o termo que é um pronome relativo que retoma o antecedente árvore e introduz a oração subordinada; o advérbio bastante intensifica a ideia do verbo pensava, indicando uma alta frequência ou intensidade.
alternativa D está incorreta, pois não se comprova na frase. A frase não está escrita com verbo na segunda pessoa do singular, mas sim na terceira pessoa do singular. A segunda pessoa do singular se refere ao interlocutor, ou seja, a pessoa com quem se fala. A terceira pessoa do singular se refere ao locutor, ou seja, a pessoa de quem se fala. Na frase, o verbo pensava se refere à árvore, que é o locutor, não o interlocutor.
Portanto, a resposta correta é D: A frase está escrita com verbo na segunda pessoa do singular.
eu: pensava
tu: pensava
letra D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo