A miastenia grave é uma doença autoimune que se caracteriza ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1666182 Medicina
A miastenia grave é uma doença autoimune que se caracteriza por fraqueza muscular severa, com fadiga dos músculos voluntários, tipicamente dos músculos faciais, levando à morte por parada diafragmática, decorrente da presença insuficiente da acetilcolina na fenda sináptica. Com relação à produção, à liberação e à metabolização desse neutrotransmissor, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a opção C. Os receptores muscarínicos e nicotínicos são encontrados tanto na região pré-sináptica quanto na região pós-sináptica. Esses receptores são responsáveis pela produção, liberação e metabolização da acetilcolina, neurotransmissor importante na contração muscular. Os receptores muscarínicos e nicotínicos são diferentes tipos de receptores que respondem a diferentes estímulos e estão envolvidos em diferentes processos fisiológicos. Na miastenia grave, a falta de acetilcolina na fenda sináptica leva à fraqueza muscular e pode levar à morte por parada diafragmática. É importante entender a bioquímica da acetilcolina para o diagnóstico e tratamento adequados da miastenia grave.

a) A ACh provoca vasodilatação generalizada, embora a maioria dos vasos sanguíneos não possua inervação parassimpática. Este é um efeito indireto: a ACh age sobre as células endoteliais dos vasos promovendo a liberação de óxido nítrico, que relaxa o músculo liso.

OBS: o sistema parassimpático não age sobre os vasos, pois neles não há ramos parassimpáticos, no seu lugar age o óxido nítrico, e a única glândula exócrina que é estimulada pela inervação simpática é a sudorípara (único ramo simpático da acetilcolina). 

b) Os receptores nicotínicos são canais iônicos controlados por ligantes, apenas os receptores muscarínicos são acoplados à proteína G.

d) Apenas M1 e M3 tem atividade excitatória

*M1: SNC e estômago (a acetilcolina age nesse receptor de maneira excitatória: aumenta IP3, DAG e Ca2+);

*M2: coração (inibitória: diminui o AMPc e o Ca2+);

*M3: músculo liso e glândulas (a acetilcolina age nesse receptor de maneira excitatória: aumenta IP3, DAG e Ca2+);

e) Todos os receptores muscarínicos são ativados pela acetilcolina e bloqueados pela atropina.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo