Do ponto de vista do custo computacional, os sistemas assimé...
subseqüentes.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - Errado. Vamos entender o porquê.
Os sistemas criptográficos podem ser classificados em duas grandes categorias: criptografia simétrica e criptografia assimétrica.
Criptografia Simétrica: Utiliza a mesma chave tanto para cifrar quanto para decifrar a informação. Essa chave deve ser mantida em segredo entre as partes que se comunicam. Exemplos comuns de algoritmos simétricos incluem o AES (Advanced Encryption Standard) e o DES (Data Encryption Standard).
Criptografia Assimétrica: Utiliza um par de chaves – uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é usada para cifrar a informação, enquanto a chave privada é usada para decifrá-la. Entre os exemplos de algoritmos assimétricos, destacam-se o RSA e o ECC (Elliptic Curve Cryptography).
Vamos analisar a questão do desempenho:
Desempenho Computacional: Do ponto de vista do custo computacional, os sistemas simétricos, como o AES, tendem a ser muito mais eficientes e rápidos em termos de processamento do que os sistemas assimétricos. Isso ocorre porque os algoritmos simétricos são geralmente menos complexos e exigem menos poder computacional para cifrar e decifrar dados.
Por outro lado, a criptografia assimétrica envolve operações matemáticas mais complexas e, por isso, é significativamente mais lenta e consome mais recursos computacionais. Isso torna os sistemas assimétricos menos eficientes em termos de desempenho quando comparados aos sistemas simétricos.
Portanto, a afirmação de que "os sistemas assimétricos apresentam melhor desempenho que os sistemas simétricos" está incorreta. Na verdade, é o oposto: os sistemas simétricos apresentam melhor desempenho do ponto de vista do custo computacional.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o tema. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Chaves Simétricas
É o tipo mais simples de criptografia, já que tanto o emissor quanto o receptor da mensagem possuem a mesma chave, ou seja, a mesma chave é usada tanto na codificação quanto na decodificação.
Para ser realizada, basta que o emissor, antes de enviar a mensagem criptografada, envie a chave privada que será utilizada para descriptografá-la.
Chaves Assimétricas
Diferentemente do método de Chave Simétrica, esse tipo utiliza 2 chaves, uma pública e uma privada. O sistema funciona da forma que alguém cria uma chave e envia essa chave à quem quiser mandar informações à ela, essa é a chamada chave pública. Com ela é feita a codificação da mensagem. Para decodificação será necessário utilizar uma outra chave que deve ser criada, a chave privada – que é secreta.
Esse esquema de chaves pública e privada atuando em conjunto funciona muito bem, principalmente quando queremos garantir a confiabilidade nos dados, já que somente o proprietário da chave privada será capaz de descriptografar a mensagem e vice-versa (nem mesmo o dono da chave pode descriptar a mensagem que ele encriptou, a não ser que ele possua a outra chave), ou seja, mesma que ela caia em “mãos erradas”, essa pessoa não será capaz de lê-la.
Esta também foi quase de graça. Algoritmo simétricos utilizam apenas uma chave para cifrar e para decifrar - a mesma chave nos dois lados. Algoritmos assimétrico, como o RSA, depende de complexos algoritmos, envolvendo números primos e com muitos dígitos. Uma análise superficial já define a resposta.
Os algoritmos assimétricos são cerca de 60 a 70 vezes mais lentos que os algoritmos simétricos.
Fonte: Página 304, Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos, Emilio Tissato Nakamura.
- O multiprocessamento simétrico envolve vários processadores compartilhando uma única memória e recursos periféricos, enquanto o multiprocessamento assimétrico designa tarefas específicas para processadores individuais.
- No multiprocessamento simétrico, as tarefas são distribuídas uniformemente entre os processadores, resultando em uma utilização de recursos mais eficiente, enquanto o multiprocessamento assimétrico pode levar a processadores subutilizados.
- O multiprocessamento assimétrico permite um melhor isolamento de falhas, pois um mau funcionamento em um processador não afeta diretamente o outro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo