Do ponto de vista do custo computacional, os sistemas assimé...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q53036 Segurança da Informação
Com relação aos sistemas criptográficos, julgue os itens
subseqüentes.

Do ponto de vista do custo computacional, os sistemas assimétricos apresentam melhor desempenho que os sistemas simétricos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - Errado. Vamos entender o porquê.

Os sistemas criptográficos podem ser classificados em duas grandes categorias: criptografia simétrica e criptografia assimétrica.

Criptografia Simétrica: Utiliza a mesma chave tanto para cifrar quanto para decifrar a informação. Essa chave deve ser mantida em segredo entre as partes que se comunicam. Exemplos comuns de algoritmos simétricos incluem o AES (Advanced Encryption Standard) e o DES (Data Encryption Standard).

Criptografia Assimétrica: Utiliza um par de chaves – uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é usada para cifrar a informação, enquanto a chave privada é usada para decifrá-la. Entre os exemplos de algoritmos assimétricos, destacam-se o RSA e o ECC (Elliptic Curve Cryptography).

Vamos analisar a questão do desempenho:

Desempenho Computacional: Do ponto de vista do custo computacional, os sistemas simétricos, como o AES, tendem a ser muito mais eficientes e rápidos em termos de processamento do que os sistemas assimétricos. Isso ocorre porque os algoritmos simétricos são geralmente menos complexos e exigem menos poder computacional para cifrar e decifrar dados.

Por outro lado, a criptografia assimétrica envolve operações matemáticas mais complexas e, por isso, é significativamente mais lenta e consome mais recursos computacionais. Isso torna os sistemas assimétricos menos eficientes em termos de desempenho quando comparados aos sistemas simétricos.

Portanto, a afirmação de que "os sistemas assimétricos apresentam melhor desempenho que os sistemas simétricos" está incorreta. Na verdade, é o oposto: os sistemas simétricos apresentam melhor desempenho do ponto de vista do custo computacional.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o tema. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Chaves Simétricas

     É o tipo mais simples de criptografia, já que tanto o emissor quanto o receptor da mensagem possuem a mesma chave, ou seja, a mesma chave é usada tanto na codificação quanto na decodificação.
     Para ser realizada, basta que o emissor, antes de enviar a mensagem criptografada, envie a chave privada que será utilizada para descriptografá-la.

   Porém, a Chave Simétrica apresenta alguns problemas graves, tais como a necessidade da troca constante dessas chaves e a impossibilidade de serem usados com fins de autentificação (já que a transmissão da chave privada de um para o outro pode não ser segura e acabar caindo em outras mãos), apesar de seus algoritmos serem mais rápidos do que os algoritmos assimétricos.

 

Chaves Assimétricas

     Diferentemente do método de Chave Simétrica, esse tipo utiliza 2 chaves, uma pública e uma privada. O sistema funciona da forma que alguém cria uma chave e envia essa chave à quem quiser mandar informações à ela, essa é a chamada chave pública. Com ela é feita a codificação da mensagem. Para decodificação será necessário utilizar uma outra chave que deve ser criada, a chave privada – que é secreta.

 Esse esquema de chaves pública e privada atuando em conjunto funciona muito bem, principalmente quando queremos garantir a confiabilidade nos dados, já que somente o proprietário da chave privada será capaz de descriptografar a mensagem e vice-versa (nem mesmo o dono da chave pode descriptar a mensagem que ele encriptou, a não ser que ele possua a outra chave), ou seja, mesma que ela caia em “mãos erradas”, essa pessoa não será capaz de lê-la.

Esta também foi quase de graça. Algoritmo simétricos utilizam apenas uma chave para cifrar e para decifrar - a mesma chave nos dois lados. Algoritmos assimétrico, como o RSA, depende de complexos algoritmos, envolvendo números primos e com muitos dígitos. Uma análise superficial já define a resposta.

Item Errado.

Os algoritmos assimétricos são cerca de 60 a 70 vezes mais lentos que os algoritmos simétricos.

Fonte: Página 304, Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos, Emilio Tissato Nakamura.

  1. O multiprocessamento simétrico envolve vários processadores compartilhando uma única memória e recursos periféricos, enquanto o multiprocessamento assimétrico designa tarefas específicas para processadores individuais.
  2. No multiprocessamento simétrico, as tarefas são distribuídas uniformemente entre os processadores, resultando em uma utilização de recursos mais eficiente, enquanto o multiprocessamento assimétrico pode levar a processadores subutilizados.
  3. O multiprocessamento assimétrico permite um melhor isolamento de falhas, pois um mau funcionamento em um processador não afeta diretamente o outro.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo