Sobre os componentes do texto, marque a alternativa com afi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219156 Português
 A ÁRVORE QUE PENSAVA BASTANTE

(1º§) Houve uma árvore que pensava e ficou conhecida porque pensava muito. E não parava de pensar. Um dia transpuseram-na para a praça no centro da cidade. (2º§) Fez-lhe bem a deferência e ela ficou satisfeita. Ela se entusiasmou, cresceu, agigantou-se.
(3º§) Aí vieram os homens e podaram seus galhos. A árvore estranhou o fato e corrigiu seu crescimento, pensando estar na direção de seus galhos a causa da insatisfação dos homens.
(4º§) Mas quando ela novamente se agigantou, os homens voltaram e novamente amputaram seus galhos. E continuaram destruindo a árvore que não fazia mal a ninguém.
(5º§) A árvore queria satisfazer os homens por julgá-los seus benfeitores, e parou de crescer. E como ela não crescesse mais, os homens a arrancaram da praça e plantaram outra em seu lugar.
(Oswaldo França Júnior. As laranjas iguais. Rio de janeiro. Nova Fronteira.)

(https://brainly.com.br/tarefa/367413630)

https://brainly.com.br/tarefa/367413630 
Sobre os componentes do texto, marque a alternativa com afirmação INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, é essencial compreender alguns conceitos de morfologia e análise sintática. O foco está em identificar a afirmação incorreta sobre os componentes do texto fornecido.

Alternativa Correta: D

A alternativa D é a incorreta pois afirma que "A árvore que pensava pedia orientações aos homens que cuidavam dela." No texto, em nenhum momento é mencionado que a árvore pede orientações aos homens. A árvore ajusta seu comportamento a partir das ações dos homens, mas isso não implica que ela tenha pedido orientações.

Análise das Alternativas

Alternativa A: Está correta. A sentença "Aí vieram os homens e podaram seus galhos" é um período composto por coordenação aditiva, pois as orações são unidas pela conjunção "e", que adiciona uma informação. Além disso, "aí" é um advérbio de lugar dissílabo oxítono, ou seja, uma palavra de duas sílabas, com a tonicidade na última.

Alternativa B: Está correta. O segundo parágrafo começa com o verbo "fez", que está no pretérito perfeito do modo indicativo, indicando uma ação concluída no passado, sendo assim uma ideia já finalizada.

Alternativa C: Está correta. A frase "E não parava de pensar" realmente expressa uma ideia negativa, evidenciada pelo uso do advérbio "não", que nega a ação de parar.

Com essa análise, a única afirmação que não condiz com o texto é a alternativa D, confirmando-a como a resposta correta para a pergunta que pede a alternativa incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questão se repete em: Q1753547, nesta contém o gabarito comentado pelo professor do QC.

C) A árvore que pensava pedia orientações aos homens que cuidavam dela. 

Esta é a afirmativa incorreta e, aqui, precisamos estar atentos às informações presentes no texto. O terceiro e o quarto parágrafos dizem que em vários momentos os homens podavam os galhos da árvore. A presença das palavras amputaram e destruíram (4º parágrafo) reforça ainda mais a ideia de crueldade do ser humano. Ora, se é assim, os homens não cuidavam da árvore, certo? Portanto, a afirmação da letra C está incorreta e devemos marcá-la.

ComentárioProfessorQC

em nenhum momento eu vejo a arvore pedindo orientação

NÃO é acentuada por ser OXITONA e sim pela regra do HIATO TÔNICO.

Esse "aí" não tem ideia de então não? RETA.

Alternativas

A

O período: "Aí vieram os homens e podaram seus galhos", é composto por coordenação aditiva, a palavra "aí" é advérbio de lugar dissílabo oxítono.

Alguém me explica porque na frase "E como ela não crescesse mais" o verbo está correto?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo