Sobre o período: "Não acumulei mágoas nem rancores vis, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1748681 Português

TEXTO 01

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

SERENIDADE E DISCRIÇÃO NA CALMARIA DA ALMA

(1o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Parei de falar quando percebi que ninguém estava disposto a me ouvir. Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo, não somente pelo silêncio da voz, mas pelo silêncio interior. Juntei os dois para entender os outros na forma incrível de falação.

(2o§) Optei pelo silêncio, pois vejo a importância de recatar o que eu sou no que sinto e naquilo que faço. O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor.

(3o§) Parei de me importar quando silenciei, pois percebi que milhares de bobagens são desprezíveis para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos. Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo. Parei de verdade!

(4o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Simplesmente parei de dar meu melhor para as pessoas que não mereciam nem parte disso. Parei de me importar com aqueles que demonstraram viver bem sem meu carinho. Escolhi parar. Acredite! Saiba que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.

(5o§) Parei de me importar quando silenciei. Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar.

(6o§) Ao parar de escolher quem na verdade nunca me escolheu, comecei a refletir mais e a ouvir a voz do meu coração. Pare e reflita! Busque edificar sua sabedoria!

(https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/) - (Acesso 13.05.2021) (Texto adaptado) -

https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/

Sobre o período: "Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar", analise as informações seguintes:

I."Mágoas" e "rancores" remete o leitor à ideia emocional de dor, de tristeza.

II."Porque" é conjunção coordenativa explicativa, "vis" quer dizer que tem pouco valor, desprezíveis.

III.A expressão: "sentimentos amargos" exemplifica concordância nominal de substantivo com adjetivo, e exerce função sintática de objeto direto.

IV.O período: "Pare com a ideia de que não pode parar" está escrito com pleonasmo.

Estão CORRETAS:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D

I."Mágoas" e "rancores" remete o leitor à ideia emocional de dor, de tristeza. - Realmente mágoa e rancores são sentimentos relacionados à tristeza, dor...

II."Porque" é conjunção coordenativa explicativa, "vis" quer dizer que tem pouco valor, desprezíveis. - "Porque" é uma conjunção coordenada explicativa que dá uma relação explicação entre uma oração e outra; Vil: que tem pouco valor, não presta; reles, ordinário.

III.A expressão: "sentimentos amargos" exemplifica concordância nominal de substantivo com adjetivo, e exerce função sintática de objeto direto. - Analisando o período da pra perceber que o adjetivo "amargos" está concordando em número com o substantivo "sentimentos", já com relação à sintaxe, a parte "sentimentos amargos" funciona como objeto direto do verbo "guardar". ✅

IV.O período: "Pare com a ideia de que não pode parar" está escrito com pleonasmo. - Sim, já que pleonasmo significa redundância de palavras e dá pra ver que há redundância com o verbo "parar". ✅

EM RELAÇÃO AO ITEM IV

Pleonasmo:

Trata da repetição de significação de vocábulo ou de termos oracionais.

- “Iam vinte anos desde aquele dia / Quando com os olhos eu quis ver de perto / Quanto em visão com os da saudade via.” (Alberto de Oliveira)

Ao pobre nada lhe peço, ao rico nada lhe devo.

Médica, ela nunca o será.

Chorou um choro de profundo lamento.

OBS: O pleonasmo vicioso diz respeito à repetição inútil e desnecessária de algum termo ou ideia na frase.

Nesse caso não é uma figura de linguagem, e sim um vício de linguagem.

FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

Eu quase errei por esquecer o que é Pleonasmo. Figura de linguagem que trás termos ou ideias repetidas...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo