A criação dos Conselhos de Gestão Regional (CGRs), que são ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Pacto pela Saúde, seus eixos temáticos, prioridades, objetivos e metas, divulgado por meio da foi contemplado de forma permanente na pauta de reflexões, debates e decisões no âmbito das Comissões Inter gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Considerado como ordenador do processo de gestão do SUS, o Pacto pela Saúde fez parte da agenda prioritária da Comissão Inter gestores Tripartite (CIT), no período de 2006 a 2011. A agenda de trabalho teve como objetivo:
- orientar as pactuações de políticas, evitando ações fragmentadas e desconectadas às suas prioridades;
- garantir que no processo de pactuação de estratégias para implementação das políticas fossem definidas diretrizes nacionais que refletissem a unidade de princípios, assegurando, no processo de descentralização, a diversidade operativa em cada Estado;
- retomar o processo de redução das desigualdades regionais e monitorar de forma permanente o Pacto pela Saúde e as ações definidas para sua implementação.
O consolidado com as Portarias referentes às adesões ao Pacto pela Saúde por Estado;
Quadros de Homologações dos Termos de Compromisso de Gestão Estadual e dos Termos de Compromisso de Gestão Municipal na Comissão Inter gestores Tripartite.
Todavia, nesse mesmo ano, foi sancionado o , que dispõe sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação Inter federativa, possibilitando o aprimoramento do Pacto Federativo.
O Decreto preencheu a lacuna que existia no arcabouço jurídico do SUS e regulamentou, após 20 anos, a , contribuindo efetivamente na garantia do direito à saúde a todos os cidadãos brasileiros. Nesse sentido, considerando a necessidade de aprimoramento do Pacto pela Saúde e de implantação do , a CIT em Reunião Ordinária, ocorrida em 12 de Junho de 2012, pactuou as seguintes normativas vigentes:
- , que dispõe sobre a pactuação tripartite acerca das regras relativas às responsabilidades sanitárias no âmbito do SUS, para fins de transição entre os processos operacionais do Pacto pela Saúde e a sistemática do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP);
- , que afasta a exigência de adesão ao Pacto pela Saúde ou assinatura do Termo de Compromisso de Gestão, de que trata a , para fins de repasse de recursos financeiros pelo Ministério da Saúde a Estados, Distrito Federal e Municípios e revoga Portarias.GAB:B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo