A dependência química é uma doença multifatorial e que não ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3035428 Saúde Pública
A dependência química é uma doença multifatorial e que não está restrita a qualquer grupo social, racial ou etário. A partir da consideração dos processos de tratamento e reinserção Social no SUS, analise as alternativas e escolha a opção INCORRETA sobre estas questões.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

O tema desta questão é a dependência química e o tratamento proporcionado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nos processos de tratamento e reinserção social. Para resolver a questão, é necessário entender como o SUS aborda a assistência a dependentes químicos, incluindo aspectos de assistência intersetorial, interdisciplinar e transversal, além de compreender o papel da rede de atenção psicossocial.

Alternativa Incorreta: E

A alternativa E está incorreta. Ela afirma que o "incremento nas capacidades de apoio dos familiares e nas relações sociais saudáveis podem despromover o tratamento". Essa afirmação não está correta, pois o apoio familiar e a promoção de relações sociais saudáveis são fatores que, na verdade, favorecem o tratamento e a recuperação de dependentes químicos, fomentando a reintegração social e a melhora da qualidade de vida.

Análise das Alternativas Corretas:

A - Corretamente diz que as pessoas acometidas por esta doença têm garantido por lei o direito à assistência intersetorial, interdisciplinar e transversal. Isso está alinhado com os princípios do SUS que busca integrar diferentes áreas de atuação para prover um atendimento mais completo.

B - Afirma que existe uma rede de atenção psicossocial ampla, o que é correto. O SUS implementa políticas para suprir as necessidades particulares de cada indivíduo, através de uma rede que oferece tratamento adequado, como o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

C - Este item está correto ao afirmar que o impacto social do uso de drogas é muito grave e que a reinserção social do dependente químico é parte essencial do tratamento.

D - Acerta ao afirmar que o tratamento de dependência química no SUS contempla o encorajamento da autoestima, o fortalecimento da autonomia, estímulo à educação e qualificação laboral, além do auxílio para ingresso no mercado de trabalho.

Esses aspectos são fundamentais na abordagem do SUS para garantir não apenas o tratamento clínico, mas também a reinserção social e a recuperação integral do indivíduo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB:E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo