Com base no texto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2893521 Engenharia Ambiental e Sanitária

O texto a seguir é referência para as questões 41 e 42.


O Gene de Sal


A última edição do periódico britânico Nature divulga um verdadeiro tour de force genético: 17 mil pessoas tiveram meio milhão das 3 bilhões de letras de cada genoma comparadas entre si por 50 grupos de pesquisa do Reino Unido. O esforço possibilitou identificar 24 pontos característicos associados com sete doenças comuns: artrite reumatóide, hipertensão, doença de Crohn (inflamação crônica do intestino), doença coronariana, transtorno bipolar e diabete tipo 1 e 2.

Apesar desse estudo ter sido um dos maiores já realizados no gênero, por que, então, não chega a entusiasmar? Parte da respos ta tem a ver com o fato de ter localizado, não genes, mas “marcadores genéticos”, identificados no levantamento como pontos variáveis do genoma. Ou seja, uma letra no meio de algum cromossomo, ou o que se chama de polimorfismo de nucleotídeo único (SNP, em inglês; pronuncia-se “snip”).

Alguns estão no meio de genes. Outros, no meio de nada (desertos gênicos, longos trechos de DNA cuja seqüência de letras A, T, C ou G não especifica aminoácidos para composição de proteínas).

Não se conhece sua função, portanto. Só se sabe que parcela estatisticamente significativa de portadores daquelas doenças tem determinada letra num daqueles 500 mil pontos do genoma. Os saudáveis tendem a ter ali outras letras. (...)


(Adaptado de Folha de S. Paulo, 10 jun. 2007.)

Com base no texto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas