O ADN (ou DNA) mitocondrial apresenta apenas 16.569 pares de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SEDUC-AM Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Biologia |
Q465768 Biologia
O ADN (ou DNA) mitocondrial apresenta apenas 16.569 pares de bases, formando 37 genes, e, além disso, contém a chamada alça D que não codifica nenhuma proteína, formando duas regiões variáveis (HV1 e HV2).

Sobre o ADN (ou DNA) mitocondrial, analise as afirmativas a seguir.

I. O ADN mitocondrial tem uma herança exclusivamente materna.

II. As mitocôndrias do espermatozóide, que eventualmente consigam entrar no óvulo, serão majoritariamente degradadas.

III. A presença de mais de um tipo de ADN mitocondrial no óvulo, a chamada heteroplasmia, impede o desenvolvimento normal do embrião.

Assinale:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: E

• "Na fecundação, o espermatozóide fornece para o zigoto o núcleo e o centríolo. As mitocôndrias dos espermatozóides desintegram-se no citoplasma do óvulo. Assim, todas as mitocôndrias do corpo do novo indivíduo são de origem materna."

• Heteroplasmia
"É dado o nome de heteroplasmia a existência de diferentes tipos de mtDNA em um indivíduo. É um fenômeno resultante de mutações que ocorrem durante a proliferação das células germinativas ou durante a replicação de células somáticas."

Vamo que vamo !!! 

Segundo o item III:

"A heteroplasmia é a presença de uma mistura de mais de um tipo de genoma mitocondrial ou genoma cloroplastidial em uma mesma célula. É um fenômeno que ocorre por acumulação de erros durante a replicação (perda de capacidade de revisão pela DNA polimerase) ou por danos causados devido aos radicais livres do ambiente oxidativo de toda a organela (principalmente as mitocôndrias). É passível de ser transmitido à descendência, caso ocorra em células gaméticas.

É ainda na heteroplasmia que reside a explicação para a maioria das doenças mitocondriais."


A presença de heteroplasmia pode complicar a interpretação de um perfil de mtDNA, entretanto pode ser considerado como potente indicador de relações de parentesco entre amostras genéticas, como elucidado no artigo  Coble e colaboradores (2009). «Mystery solved: the identification of the two missing Romanov children using DNA analysis»PLoS ONE4 (3): e4838. PMC 2652717PMID 19277206doi:10.1371/journal.pone.0004838

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo