Acerca de data warehousing, data mining e OLAP (online analy...
Em um sistema OLAP, as estratégias de desnormalização de tabelas e a redundância de dados são requerimentos para a otimização de consultas. A estratégia star schema relaciona uma tabela-fato a diversas tabelas-dimensões.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - certo
A assertiva está correta. Em ambientes OLAP, a eficiência nas consultas analíticas é prioridade, o que frequentemente leva à desnormalização de tabelas e à redundância de dados. Estas técnicas reduzem a quantidade de joins necessários durante as consultas, otimizando assim o desempenho em operações de leitura, que são muito comuns em análises de grandes volumes de dados.
Além disso, o schema estrela (star schema) é um modelo de dados multidimensional que facilita a análise e o relatório de dados. Ele é composto por uma tabela central, conhecida como tabela-fato, que contém medidas quantitativas de negócios e chaves estrangeiras que remetem a tabelas-dimensão. As tabelas-dimensão contêm atributos descritivos relacionados às dimensões do negócio e são usadas para contextualizar e detalhar os dados dos fatos, permitindo uma análise mais rica e diversa.
Sendo assim, a estratégia de modelagem de dados utilizando o star schema e as técnicas de desnormalização e redundância de dados são de fato práticas comuns para melhorar as consultas em sistemas OLAP.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Correto. Para quem quiser entender um pouco sobre o assunto:
O Star schema ou esquema em estrela é uma metodologia de modelagem de dados utilizada do desenho de uma Data warehouse.
Os dados são modelados em tabelas dimensionais ligadas a uma tabela de fatos. As tabelas dimensionais contêm as características de um evento. A tabela de fatos armazena os fatos ocorridos e as chave para as características correspondentes, nas tabelas dimensionais.
O nome foi adotado devido a semelhança do modelo como uma estrela. No "centro" da estrela, existe o que se chama tabela de fatos, rodeada por tabelas auxiliares, chamadas de dimensões. A tabela de fato conecta-se as demais dimensões por múltiplas junções e as tabelas de dimensões conectam-se com apenas uma junção a tabela de fatos.
Desta forma a consulta ocorre inicialmente nas tabelas de dimensão e depois nas tabelas de fatos, assegurando a precisão dos dados por meio de uma estrutura de chaves onde não é preciso percorrer todas as tabelas, garantindo um acesso mais eficiente de com melhor desempenho.
Não entendi nada.
O esquema multidimensional estrela de data warehouse é composto por uma tabela de fatos associada com uma única tabela para cada dimensão.
GABARITO: CERTO
Achei a redação deste item extremamente falha. "A redundância de dados são requerimentos para a otimização de consultas." Ora, em um sistema OLAP, as redundâncias de fato ocorrem na fase de implementação, mas, ao meu ver, devem ser eliminadas posteriormente para facilitar as consultas. Enfim, vai entender.
GABARITO: CERTO
Creio que deveria ser normalização, não desnormalização como no enunciado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo