Acerca dos sinais de síndrome transfusional gemelar, assinal...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é a Alternativa B.
A síndrome transfusional gemelar é uma complicação que ocorre em gestações de gêmeos monocoriônicos, ou seja, aqueles que compartilham a mesma placenta. Nesta condição, existe uma troca desigual de sangue entre os fetos devido a comunicações vasculares na placenta. Isso leva a um crescimento fetal discordante, onde um dos gêmeos (o doador) transfere sangue para o outro (o receptor).
Justificativa da Alternativa B: Na síndrome transfusional gemelar, o gêmeo doador frequentemente apresenta atraso de crescimento simétrico porque todos os seus órgãos estão afetados de forma proporcional devido à hipoperfusão crônica e à desnutrição. Isso é caracterizado por um crescimento menor e frequentemente acompanhado de oligoidrâmnio (diminuição do líquido amniótico).
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: Está incorreta porque descreve que o gêmeo menor recebe melhor aporte sanguíneo, o que não é verdade. Na síndrome transfusional gemelar, o gêmeo menor é o que recebe menos sangue, sendo o doador.
Alternativa C: Está incorreta porque descreve oligoidrâmnio em ambas as cavidades amnióticas. Na realidade, o gêmeo doador apresenta oligoidrâmnio, enquanto o receptor pode ter polidrâmnio (excesso de líquido amniótico).
Alternativa D: É incorreta pois a síndrome ocorre em gestações monocoriônicas, não dicoriônicas, e independe do sexo dos fetos.
Alternativa E: Está incorreta ao afirmar que é comum em qualquer gestação gemelar. Na verdade, é específica de gestações monocoriônicas, que representam uma parcela menor das gestações gemelares.
Espero que essa explicação tenha sido clara e útil para o seu entendimento sobre a síndrome transfusional gemelar. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ALTERNATIVA CORRETA É:
B - Crescimento fetal discordante, sendo que o gêmeo menor apresenta-se com atraso de crescimento simétrico.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:
- A - Crescimento fetal discordante, sendo o gêmeo menor aquele que recebe melhor aporte sanguíneo.
- No síndrome transfusional gemelar (STG), o gêmeo menor geralmente é o que recebe menos aporte sanguíneo, e não o contrário. Esse fenômeno ocorre principalmente nas gestações monocoriônicas, onde as duas gestações compartilham a mesma placenta, resultando em um desequilíbrio no fornecimento de nutrientes e oxigênio entre os gêmeos.
- C - Alterações no volume de líquido amniótico: oligoidrâmnio nas duas cavidades amnióticas.
- O síndrome transfusional gemelar normalmente se associa a um quadro de oligoidrâmnio no gêmeo doador (aquele que recebe menos sangue) e polidrâmnio no gêmeo receptor (aquele que recebe mais sangue), devido ao desequilíbrio no fornecimento sanguíneo e nos processos de absorção do líquido amniótico. A afirmação de que ambos os gêmeos apresentam oligoidrâmnio está incorreta.
- D - Ocorre principalmente em gestações dicoriônicas, em fetos de sexo diferente.
- A síndrome transfusional gemelar é característica de gestações monocoriônicas (com uma única placenta), e não dicoriônicas. Além disso, a condição não depende do sexo dos fetos, mas da circulação sanguínea compartilhada, o que é comum nas gestações monocoriônicas.
- E - É comum em qualquer gestação gemelar.
- O síndrome transfusional gemelar ocorre especificamente em gestações monocoriônicas, ou seja, quando os gêmeos compartilham a mesma placenta. Portanto, não é uma condição comum a todas as gestações gemelares, mas apenas a aquelas com placenta única.
EM RESUMO:
A síndrome transfusional gemelar ocorre principalmente em gestações monocoriônicas, onde um gêmeo (o doador) recebe menos sangue e nutrientes, enquanto o outro (o receptor) recebe mais, resultando em crescimento fetal discordante. No gêmeo doador, o crescimento é tipicamente simétrico e com atraso de crescimento, o que caracteriza a discordância entre os dois.
PONTOS CHAVE:
- A síndrome transfusional gemelar ocorre em gestações monocoriônicas.
- O gêmeo menor costuma apresentar atraso de crescimento simétrico.
- Está associada a polidrâmnio no gêmeo receptor e oligoidrâmnio no gêmeo doador.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo