Em linhas gerais, um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) te...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3080389 Administração Geral
Em linhas gerais, um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem como objetivo verificar todos os processos da empresa e como esses processos podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços, de forma a atender melhor aos seus clientes. Existem algumas ferramentas que auxiliam na gestão de um SGQ.
Uma delas é o diagrama de Ishikawa, que também é denominado
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, é fundamental entendermos o conceito de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e as ferramentas que o auxiliam. Um SGQ tem como objetivo principal garantir que os processos de uma organização sejam eficientes e eficazes, melhorando continuamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Entre as ferramentas utilizadas, destaca-se o diagrama de Ishikawa.

A alternativa correta é a Alternativa C - Análise de causa x efeito.

Por que a alternativa C está correta?

O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que ajuda a identificar, explorar e ilustrar as possíveis causas de um problema específico. O objetivo é encontrar todas as causas possíveis para um efeito observado, permitindo que a empresa encontre soluções para eliminar ou minimizar esses problemas. Essa análise é visualizada em uma representação gráfica que se assemelha a uma espinha de peixe, daí o nome alternativo.

Analisando as alternativas incorretas:

  • A - Direcionador de resultados no curto prazo: Essa descrição não se aplica ao diagrama de Ishikawa, pois ele não se foca diretamente em resultados de curto prazo, mas sim na identificação e análise das causas de problemas para melhorar processos de forma mais ampla e duradoura.
  • B - Matriz de configuração de tempo: Este conceito refere-se a outra ferramenta, que não está relacionada com o diagrama de Ishikawa. A matriz de configuração de tempo poderia estar ligada à gestão de tempo ou cronograma de atividades, o que não é o caso aqui.
  • D - Enfoque do ambiente externo fornecedor: Este conceito está mais relacionado à análise de ambiente externo ou à cadeia de suprimentos, não ao diagrama de Ishikawa, que se concentra nas causas internas dos problemas.
  • E - Ciclo do PDCA: Embora o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) seja uma ferramenta de melhoria contínua na gestão da qualidade, ele é distinto do diagrama de Ishikawa, que é especificamente uma ferramenta de análise de causas.

É importante lembrar que, ao se deparar com questões sobre ferramentas de qualidade, uma boa estratégia é lembrar-se das características e aplicações mais marcantes de cada ferramenta. Isso ajuda a eliminar opções e identificar a resposta correta mais facilmente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Diagrama de Ishikawa (conhecido também por Diagrama de Causa e efeito ou Diagrama de espinha de peixe) é uma ferramenta visual para levantar todas as possíveis causas de um problema e assim descobrir quais são as verdadeiras causa-raízes do problema.

O diagrama é conhecido por esses três nomes porque foi criado pelo expert em controle de qualidade Kaoru Ishikawa na década de 60, sua forma visual se assemelha a um esqueleto de peixe e o diagrama levanta todas as causas e efeitos do processo para identificar a causa (ou causas) raíz do problema.

Basicamente sua equipe faz um  (conjunto de ideias) e levanta todos as possíveis causas de um problema que deseja resolver. Começando pelas causas mais diretas (ossos principais do peixe), até causas secundárias (ossos menores) que acabariam esquecidas se não fosse pela ferramenta. Abaixo está um exemplo de um diagrama de Ishikawa:

A ferramenta do diagrama de Ishikawa é comumente usada na parte de “analisar” do  para auxiliar na descoberta da causa raiz do problema a ser resolvido. Isso porque nesta etapa sua equipe já terá definido o problema e levantado os dados necessários para a análise.

O diagrama também é uma importante ferramenta da  e é utilizado para gerenciar o controle de qualidade. Aqui leva-se em consideração que as causas do são classificadas em seis tipos de causas principais que acabam afetando os processos. (6ms – Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Material).

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta visual que ajuda a identificar as causas de problemas e a encontrar soluções: 

  • Serve para analisar processos de diferentes perspectivas, relacionando as causas potenciais de um cenário 
  • Permite melhorar os processos organizacionais e eliminar situações indesejadas 
  • Pode ser usado para otimizar processos e alcançar melhores resultados 

O Diagrama de Ishikawa é também conhecido como: 

  • Diagrama de Causa e Efeito
  • Diagrama Espinha de Peixe
  • Fishbone
  • 6 Ms
  • Árvore de Causas
  • PDCA Espinha de Peixe

O diagrama de Ishikawa é baseado na organização do raciocínio, relacionando o efeito que se analisa com as suas causas mais influentes. As causas podem ser classificadas em seis tipos, chamados de 6M: 

A ferramenta gerencial utilizada na Gestão da Qualidade para apresentar a relação existente entre o resultado (Efeito) e os fatores (Causas) do processo que, por razões técnicas, possam ter afetado o resultado considerado e que também atua como um guia para identificação da causa fundamental do problema e a determinação das ações que deverão ser adotadas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo