Na frase – ... mostre que você é um cidadão consciente de s...
Carona: uma medida para reduzir o número de veículos nas ruas
Todos os dias, milhões de pessoas se deslocam de casa para o trabalho ou para a escola, para visitas ou passeios, fazendo, inevitavelmente, o retorno ao ponto de origem. No caso da Região Metropolitana de São Paulo, essas viagens somam algumas dezenas de milhões, utilizando ônibus, trens, metrô e automóveis particulares. E também a pé. Estudo de origem e destino, realizado em 1997 pelo Metrô de São Paulo, já revelou números assustadores: diariamente, 10,3 milhões de viagens por meio de transporte coletivo, 10 milhões com veículos particulares e 10,6 milhões a pé. Já na época, estimava-se que 20% dos trabalhadores perdiam cerca de três horas por dia no deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa. Outros 10% chegavam a gastar mais de quatro horas por dia. Ao lado dos investimentos no sistema viário, meios de transporte coletivo e outras medidas que envolvem políticas de médio e longo prazo, além de grandes investimentos, devemos buscar soluções mais baratas e de alcance imediato. Esta é a proposta do “MUTIRÃO DA CARONA – Seja Solidário. Carona é Legal!", que enfatiza a conscientização e a participação para buscar a sustentabilidade do planeta. Fique esperto! No dia 28 de maio, mostre que você é um cidadão consciente de suas responsabilidades, participando das medidas propostas para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade. Dê carona aos seus vizinhos e colegas de trabalho, ou faça os seus deslocamentos nos carros de seus amigos, contribuindo para reduzir o número de veículos circulando nas ruas e avenidas. Assim, o trânsito vai fluir com mais rapidez e diminuir o volume de poluentes veiculares emitidos no meio ambiente. Vamos todos ganhar com isso. E você vai receber um adesivo com os parabéns da Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Caso contrário, se você estiver andando sozinho em seu carro, desculpe-nos, mas vai ganhar a MULTA LEGAL, só para lembrá-lo de que a participação coletiva é fundamental para o sucesso de ações de recuperação e preservação da qualidade de vida nas grandes cidades. (Disponível em: www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodacarona/carona.html. Acesso em: 14.09.2012. Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - finalidade
Vamos entender o motivo de a alternativa A ser a correta.
Primeiramente, observe a frase: "... mostre que você é um cidadão consciente de suas responsabilidades, participando das medidas propostas para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade."
A palavra destacada "para" introduz uma ideia de finalidade, indicando o propósito ou o objetivo de uma ação. Nesse contexto, "participando das medidas propostas" tem a finalidade de "melhorar a qualidade de vida em nossa cidade". Ou seja, a ação de participar das medidas é realizada com o objetivo de alcançar uma melhoria na qualidade de vida.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa B - consequência: A ideia de consequência indica um resultado de uma ação prévia, algo que ocorre em função de alguma outra coisa. No entanto, a palavra "para" não está expressando um resultado, mas sim o objetivo da ação.
Alternativa C - tempo: A ideia de tempo refere-se à indicação de quando algo acontece. A palavra "para" não está indicando um momento específico, mas sim o propósito de uma ação.
Alternativa D - comparação: A comparação envolve uma relação de semelhança ou diferença entre dois elementos. A palavra "para" não está comparando nada, mas sim indicando o objetivo de uma ação.
Alternativa E - causa: A causa indica o motivo pelo qual algo acontece. Embora a causa e a finalidade sejam conceitos relacionados, a palavra "para" neste contexto específico está mais propriamente relacionada à finalidade, ao propósito que se deseja atingir com a ação.
Assim, a única alternativa que corresponde corretamente à ideia expressa pela palavra destacada "para" é a alternativa A, que indica finalidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ideia de finalidade, basta trocar para por a fim de.
AS PRINCÍPAIS CONJUNÇÕES FINAIS SÃO: PARA QUE , A FIM DE QUE, QUE E PORQUE.
mostre que você é um cidadão consciente de suas responsabilidades, participando das medidas propostas com a finalidade de melhorar a qualidade de vida em nossa cidade.
PARA + INFINITIVO ---- FINALIDADE
PARA + INFINITIVO ---- FINALIDADE
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo