Os sintomas descritos a seguir são de qual doença: “em prim...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dengue clássico (DC) – a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, seguida de cefaléia, mialgia, prostração, artralgia, anorexia, astenia, dor retroorbital, náuseas, vômitos, exantema, prurido cutâneo. Hepatomegalia dolorosa pode ocorrer, ocasionalmente, desde o aparecimento da febre. Alguns aspectos clínicos dependem da idade do paciente. Desse modo, dor abdominal generalizada tem sido observada mais freqüentemente entre crianças e manifestações hemorrágicas como petéquias, epistaxe, gengivorragia e metrorragia têm sido relatadas mais freqüentemente entre adultos, ao fi m do período febril. A doença tem duração de 5 a 7 dias, mas o período de convalescença pode ser acompanhado de grande debilidade física, e prolongar-se por várias semanas.
Fonte: https://mosquito.saude.es.gov.br/Media/dengue/Arquivos/Guia_Vigilancia.pdf
Letra D
Não vejo mais em publicações científicas recentes ou em livros acadêmicos a expressão "dengue clássica", essa sintomatologia foi retirada de um documento que têm mais de duas décadas, o manual de orientação técnica sobre a dengue do Ministério da Saúde (2002). Esse documento foi substituído a muito tempo pelo Guia de vigilância em saúde que está em sua 5ª edição (2022). Este guia refere-se ao que era denominado de dengue clássica como a fase clínica febril, vejamos o que esta fase apresenta:
a primeira manifestação da infecção por dengue é a febre, geralmente acima de 38°C, de início abrupto e com duração de dois a sete dias, associada a cefaleia, astenia, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária, anorexia, náuseas, vômitos, diarreia e exantema (manchas vermelhas).
Vejam que o intervalo de duração dos sintomas mudaram e não incluíram o termo "prostração".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo