Os sistemas de criptografia assimétrica utilizam duas chaves...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q53037 Segurança da Informação
Com relação aos sistemas criptográficos, julgue os itens
subseqüentes.

Os sistemas de criptografia assimétrica utilizam duas chaves: uma pública, que é usada para cifração; e uma privada, que é usada para decifração.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Alternativa correta: C - certo

Vamos entender o motivo pelo qual essa alternativa está correta.

Os sistemas de criptografia assimétrica são aqueles que utilizam duas chaves distintas: uma chave pública e uma chave privada. Essa técnica é também conhecida como criptografia de chave pública.

Explicação:

Na criptografia assimétrica, a chave pública é distribuída livremente e pode ser usada por qualquer pessoa para cifrar (ou criptografar) uma mensagem. A mensagem cifrada só pode ser decifrada (ou decriptada) pela chave privada, que é mantida em segredo pelo proprietário.

Esse sistema é amplamente utilizado em várias aplicações de segurança, como em assinaturas digitais, onde a chave privada é usada para assinar digitalmente um documento, e a chave pública é utilizada para verificar a assinatura, garantindo a autenticidade e a integridade do documento.

Exemplos de uso:

- SSL/TLS: Protocolo utilizado para segurança na comunicação na Internet, como em transações bancárias e comércio eletrônico.

- PGP (Pretty Good Privacy): Utilizado para criptografia de e-mails e arquivos.

Alternativa incorreta: E - errado

A alternativa “E” está incorreta porque ela contraria o princípio fundamental da criptografia assimétrica. Esta se baseia justamente no uso de duas chaves distintas para proporcionar um alto nível de segurança nas comunicações e transações digitais.

Ao entender esses conceitos, você está mais preparado para responder questões sobre criptografia em concursos públicos, especialmente aquelas que abordam a distinção entre criptografia simétrica e assimétrica.

Se precisar de mais algum esclarecimento ou tiver outras dúvidas sobre algoritmos e estrutura de dados, especialmente criptografia, sinta-se à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É perfeitamente possível cifrar com a chave privada e decifrar com a chave pública, o que não resulta em sigilo, mas sim autenticidade.

 

Entretanto, no entendimento do CESPE temos que:

Chave Pública => cifração

Chave Privada => decifração

 
E agora? O que marcar na hora da prova?

 

Realmente esta questão é um pouco complicada, pois nada impede de cifrar com a chave privada e decifrar com a chave pública.

 essa questão está errada. é possível cifrar e decifrar tanto com chave publica ou privada.

A diferença é a seguinte:

Criptografia Assimétrica: Usa a chave pública para cifrar e a chave privada para decifrar.

Assinatura Digital: É o inverso . Usa a chave privada para cifrar e a chave pública para decifrar. Neste caso não garante a confidencialidade (sigilo).

 

Lena, 

concordo com você, porém o enunciado está assim: "os sistemas de criptografia assimétrica", ou seja existem vários sistemas de criptografia assimétrica, entre eles a assinatura digital. E a assinatura digital, é como vc disse: privada cifra e publica decifra, logo é o contrário do enunciado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo