No mercado brasileiro, há diversos tipos de cimento Portland...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q498981 Engenharia Civil
No mercado brasileiro, há diversos tipos de cimento Portland, que se diferenciam, principalmente, em função de composição química, formas de adição e propriedades físicas, cabendo ao engenheiro definir o cimento adequado ao projeto de engenharia, bem como realizar o controle tecnológico e estabelecer o correto armazenamento desse material. Com relação a tipos, propriedades, controle tecnológico e armazenamento do cimento, julgue o item subsequente.

O cimento Portland branco, obtido a partir de matérias-primas com baixos teores de óxido de ferro e manganês, não possui aplicação estrutural, sendo empregado no rejuntamento de azulejos, na fabricação de ladrilhos hidráulicos e em argamassas brancas para fins arquitetônicos.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Cimento Portland Branco se diferencia por coloração, e está classificado em dois subtipos: estrutural e não estrutural. O estrutural é aplicado em concretos brancos para fins arquitetônicos, com classes de resistência 25, 32 e 40, similares às dos demais tipos de cimento. Já o não estrutural não tem indicações de classe e é aplicado, por exemplo, em rejuntamento de azulejos e em aplicações não estruturais. Pode ser utilizado nas mesmas aplicações do cimento cinza. A cor branca é obtida a partir de matérias-primas com baixos teores de óxido de ferro e manganês, em condições especiais durante a fabricação, tais como resfriamento e moagem do produto e, principalmente, utilizando o caulim no lugar da argila. O índice de brancura deve ser maior que 78%. Adequado aos projetos arquitetônicos mais ousados, o cimento branco oferece a possibilidade de escolha de cores, uma vez que pode ser associado a pigmentos coloridos.


Fonte: http://www.abcp.org.br/

Cimento Portland Branco 

 

se diferencia por coloração, e está classificado em dois subtipos: estrutural e não estrutural.

- O estrutural é aplicado em concretos brancos para fins arquitetônicos, com classes de resistência 25, 32 e 40similares às dos demais tipos de cimento.

-O não estrutural não tem indicações de classe e é aplicado, por exemplo, em rejuntamento de azulejos e em aplicações não estruturais.

Pode ser utilizado nas mesmas aplicações do cimento cinza.

- A cor branca é obtida a partir de matérias-primas com baixos teores de óxido de ferro e manganês, em condições especiais durante a fabricação, tais como resfriamento e moagem do produto e, principalmente, utilizando o caulim no lugar da argila.

- O índice de brancura deve ser maior que 78%.

- Adequado aos projetos arquitetônicos mais ousados, o cimento branco oferece a possibilidade de escolha de cores, uma vez quepode ser associado a pigmentos coloridos.

 

 

Fonte: http://www.abcp.org.br/cms/perguntas-frequentes/cimento-portland-branco-cpb-nbr-12989/

 

 

 

VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.

Pode ser estrutural

Segundo a NBR 12.989 o cimento portland branco pode ser estrutural de classes 25, 32 ou 40, utilizado na execução de concreto estrutural. E, há também, o cimento portland branco não estrutural, sem indicação de classe, que não pode ser utilizado na execução de concreto estrutural.

O cimento Portland branco, obtido a partir de matérias-primas com baixos teores de óxido de ferro e manganês, não possui aplicação estrutural, sendo empregado no rejuntamento de azulejos, na fabricação de ladrilhos hidráulicos e em argamassas brancas para fins arquitetônicos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo