Os métodos científicos de identificação criminal podem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Odontologia |
Q253164 Medicina Legal
Os métodos científicos de identificação criminal podem ser divididos em 3 grandes grupos. Assinale a alternativa que apresenta apenas métodos de identificação antropométricos:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

A questão aborda os métodos científicos de identificação criminal, especificamente aqueles relacionados à identificação antropométrica. Para resolver essa questão, é fundamental compreender as diferentes categorias de métodos de identificação e saber quais se enquadram na categoria de métodos antropométricos.

Alternativa B - Correta: A alternativa correta é a B, que lista o Bertillonage, o método geométrico de Matheios e o método otométrico de Frigério. Todos esses são métodos de identificação antropométrica, que se baseiam na mensuração de características físicas do corpo humano, como dimensões do crânio, dorelha e outras partes do corpo.

Alternativa A: Inclui o Bertillonage, que é um método antropométrico, mas também inclui o método odontológico de Amoedo e o método oftalmoscópico de Levinsohn, que não são métodos antropométricos. O método odontológico é utilizado para identificação baseada nos dentes, e o método oftalmoscópico se baseia em características oculares.

Alternativa C: Menciona a Poroscopia, o método flebográfico de Ameuille e o método radiográfico de Levinsohn. A Poroscopia está relacionada à análise das impressões digitais, enquanto os métodos flebográfico e radiográfico não são considerados antropométricos, pois se referem a estudos das veias e uso de raios-X, respectivamente.

Alternativa D: Inclui as impressões digitais, o Bertillonage e o método craniográfico de Anfosso. As impressões digitais são um método de identificação dactiloscópico, não antropométrico. Portanto, essa alternativa mistura métodos de identificação diferentes.

Alternativa E: Lista a Poroscopia, o Bertillonage e o método craniográfico de Anfosso. A Poroscopia, como mencionado, está relacionada às impressões digitais e não à antropometria. Assim, esta alternativa também é incorreta.

Em resumo, a alternativa B é a única que apresenta exclusivamente métodos de identificação antropométricos, que se baseiam na mensuração de partes do corpo humano.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sistema antropométrico de Bertillon

Mesmo estando em desuso em todos os países do mundo, o sistema de Bertillon ou bertillonagem apresenta grande valor histórico pelo motivo de ter sido a base dos atuais processos científicos da identificação civil ou criminal. As críticas que se lhe fazem prendem-se aos empecilhos práticos de execução, de arquivamento e de classificabilidade; ao fato de não ser classificador, mas excludente, às dificuldades de tomadas das medidas exatas, à indisponibilidade de pessoal técnico competente e ao seu aproveitamento de pessoas apenas em uma determinada faixa etária.

 

Sistema geométrico de Matheios

Alicerça-se nas medidas de regiões fixas da face depois de uma certa idade. Todo o trabalho é levado a cabo sobre fotografias tiradas anterior e posteriormente, isto é, no confronto entre fotografias ampliadas, no mesmo tamanho de pessoas suspeitas. Essa técnica assenta-se particularmente em traçar-se uma linha vertical passando pelo dorso do nariz, duas linhas paralelas à primeira passando pelas pupilas e várias linhas horizontais capazes de dividir a face em muitas frações, passando pela base da implantação dos cabelos, pelo meio da testa, pelas asas do nariz, pelos lábios superior e inferior, pelo meio do mento, duas linhas passando por cima e por baixo tangentes às sobrancelhas e uma cortando as pupilas. Subsequentemente, cotejam-se as fotografias sobrepondo-as e comparando as diversas partes divididas. A inconveniência desse método é a classificação. Os resultados práticos obtidos são desanimadores.

 

Sistema oftalmoscópico de Levinsohn

Consiste na identificação por meio da fotografia do fundo do olho e de suas variabilidades produzidas pelo nervo óptico.

 

Sistema radiológico de Levinsohn

Este processo tem seu substrato na radiografia do metacarpo e do metatarso com as consequentes medidas das imagens ósseas.


 

Sistema flebográfico de Ameuille

Em vez de firmar-se nos desenhos fotográficos constituídos pelas veias do dorso das mãos, valeu-se do levantamento fotográfico dos ramos venosos da fronte.
 

Sistema otométrico de Frigério

Baseia-se na imutabilidade e na pluralidade das formas dos pavilhões auriculares. Tem por meta medir a orelha com um aparelho que o inventor denominou de “otômetro”, empregando a distância entre o pavilhão auricular e a imediata parede craniana (ângulo auriculotemporal), o diâmetro máximo e o diâmetro mínimo da orelha.
 

 

Sistema craniográfico de Anfosso

Esta técnica preceituava o levantamento dos perfis cranianos e as medidas dos ângulos formados pelos dedos indicador e médio da mão direita por meio de um aparelho, chamado pelo autor “taquiantropômetro”, que tornava mais viáveis aquelas medidas. As ressalvas a essa operação (hoje em completo abandono) ligam-se ao seu restrito aproveitamento de indivíduos avançados em idade, aos obstáculos de recrutamento de pessoal hábil, à grande margem de erros e ao óbice da exatidão das medidas.
 

 

Fonte: Medicina Legal - França 10ª Ed.

Não são métodos antropométricos: 

Método oftalmoscópico de Levinsohn

Poroscopia

Impressão digital

Identificação criminal:

Métodos antropométricos:

Bertillonage

Método geométrico de Matheios

Método odontológico de Amoedo

Método otométrico de Frigério

Métodos antropográficos:

Método craniográfico de Anfonsso

Método onfalográfico de Bert e Viamay

Método flebográfico de Tamassia

Método flebográfico de Ameuille

Método radiográfico de Levinsohn

Métodos dermopapiloscópicos:

Impressões digitais

Impressões palmares

Impressões plantares

Poroscopia

Livro Odontologia Legal e Antropologia Forense, Vanrell, 2a. Edição, capítulo: Identidade e Identificação, pág 238

PARA REVISAR:

Identificação criminal:

Métodos antropométricos:

Bertillonage

Método geométrico de Matheios

Método odontológico de Amoedo

Método otométrico de Frigério

Métodos antropográficos:

Método craniográfico de Anfonsso

Método onfalográfico de Bert e Viamay

Método flebográfico de Tamassia

Método flebográfico de Ameuille

Método radiográfico de Levinsohn

Métodos dermopapiloscópicos:

Impressões digitais

Impressões palmares

Impressões plantares

Poroscopia

Livro Odontologia Legal e Antropologia Forense, Vanrell, 2a. Edição, capítulo: Identidade e Identificação, pág 238

PARA REVISAR:

Identificação criminal:

Métodos antropométricos:

BertillonageMétodo geométrico de MatheiosMétodo odontológico de AmoedoMétodo otométrico de FrigérioMétodos antropográficos:Método craniográfico de AnfonssoMétodo onfalográfico de Bert e ViamayMétodo flebográfico de TamassiaMétodo flebográfico de AmeuilleMétodo radiográfico de LevinsohnMétodos dermopapiloscópicos:Impressões digitaisImpressões palmaresImpressões plantaresPoroscopiaLivro Odontologia Legal e Antropologia Forense, Vanrell, 2a. Edição, capítulo: Identidade e Identificação, pág 238

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo