Na cultura do milho, a disponibilidade hídrica é um fator qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2389245 Agropecuária
Na cultura do milho, a disponibilidade hídrica é um fator que influencia diretamente na produção final. Independentemente da região de plantio, é necessário atentar para as necessidades da cultura, que é de aproximadamente 600 mm em todo seu ciclo de vida. Leia atentamente as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.

I – O déficit hídrico poderá trazer danos em todos os estádios de desenvolvimento, porém os períodos mais importantes em que não poderá ocorrer estresse hídrico são as épocas de germinação/emergência, florescimento/enchimento dos grãos.
II – Quando ocorre no estádio reprodutivo, o déficit hídrico ocasionará maior elongamento celular, acarretando a diminuição de área foliar e, por consequência, redução da fotossíntese.
III – Nos estádios vegetativos, o déficit hídrico poderá ocasionar o perfilho dos estilos-estigmas, havendo abortamento dos sacos embrionários e distúrbios celulares, ocasionando queda proteica, resultando uma diminuição da produção.
IV – No estádio de enchimento de grãos, o déficit hídrico afetará o metabolismo da planta e a abertura e fechamento estomático, o que diminui a produção de fotoassimilados e sua distribuição para os grãos.
Alternativas