Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre ...
[Vocação de professor]
Escritor nas horas vagas, sou professor por vocação e destino. “A quem os deuses odeiam, fazem-no pedagogo”, diz o antigo provérbio; assim, pois, dando minhas aulas há tantos anos, talvez esteja expiando algum crime que ignoro, cometido porventura nalguma existência anterior. Apesar disso, não tenho maiores queixas de um ofício que, mantendo-me sempre no meio dos moços, me dá a ilusão de envelhecer menos rapidamente do que aqueles que passam a vida inteira entre adultos solenes e estereotipados.
Outra vantagem da minha profissão principal é fornecer material copioso para a profissão acessória. Se fosse ficcionista, que mina não teria à mão no mundo da adolescência, mina ainda insuficientemente explorada e cheia de tesouros! Mas, como não sou ficcionista, utilizo-me desse cabedal apenas para observação e reflexão; às vezes o aproveito nalgum monólogo inócuo, como este.
(Adaptado de: RÓNAI, Paulo. Como aprendi o Português e outras aventuras. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014, p. 109)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa me pegou só porque no texto e na resposta A, as profissões estão em posições invertidas !!!
A) CORRETA.
B) ERRADA.1) O verbo ter deveria estar sem o circunflexo, já que concorda com o sujeito simples profissão => A profissão tem vantagens. 2) Deveria ter sido utilizado o "por que", que sempre pode acompanhar as palavras "razão" ou "motivo" e possui valor de "pelo (a) qual, por qual". O "por quê" está sempre situado antes de uma pausa na fala ou escrita. FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39572054
C) ERRADA. "Haveria" aqui não possui o valor de "existir" e, portanto, deveria estar no plural para concordar com o sujeito "tentações".
D) ERRADA. "Venha" deveria estar no plural para concordar com o sujeito "observações".
E) ERRADA. A conjunção adversativa contudo está deslocada. Portanto, deveria estar entre vírgulas.
Galera, foram os erros que identifiquei. Se eu tiver me equivocado, por favor me avisem.
[Frase bonita e motivacional de concurseiro nesse espaço]
a) Correto;
b) Incorreto. Correções: "tem", "por que" e "falta";
c) Incorreto. Correções: "tão somente" e "haveriam";
d) Incorreto. Correção: "venham";
e) Incorreto. Correção: "contudo" deveria está virgulado.
Letra A
Gabarito letra a).
REESCREVENDO AS ALTERNATIVAS DE MODO CORRETO E TAMBÉM EM ORDEM DIRETA:
a) Gabarito.
* Cabe destacar que o "lhe" utilizado nesta alternativa ocorre pelo fato de o verbo "decorrer" exigir a preposição "a" (decorre a alguém) e estar retomando a expressão "o autor do texto". Portanto, em vez de se escrever "decorrem a ele" ou "decorrem ao autor", utiliza-se a expressão "lhe decorrem" para se evitar repetições e ter uma escrita mais adequada à norma culta.
** DICA: RESOLVER A Q840506.
b) A profissão de escritor como de pedagogo tanto tem vantagens, razão por que sente-se o escritor como uma criatura a quem não falta o dote dos privilégios.
* O verbo "ter" deve ser escrito sem acento circunflêxo, já que possui um sujeito no singular ("a profissão").
** Deve ser utilizado "por que" separado e sem acento circunflexo, já que pode ser substituído por "por qual" e não está encerrando uma frase.
*** O sujeito do verbo "faltar" é "o dote dos privilégios". Logo, por possuir um sujeito no singular, o verbo também fica no singular.
c) Fosse o autor do texto tão-somente um professor, as tentações de promover suas experiências pedagógicas as de um criador de literatura não haveriam de passar por sua cabeça .
* O verbo "haver", neste caso, não possui sentido de "existir", sendo que está exercendo a função de verbo auxiliar de uma locução verbal ("haver de passar"). Quando isso ocorre, o verbo "haver", dependendo do verbo principal, terá um sujeito e deverá concordar com este. Na alternativa "c", por o sujeito estar no plural ("as tentações"), o verbo "haver" também deve ser deslocado para o plural.
d) Não deixa de ser irônico, no primeiro parágrafo, que as observações feitas sobre o desprezo dos deuses venham a atingir uma classe nobre como a dos pedagogos.
* O verbo "deixar" e o predicativo do sujeito "irônico" devem ser deslocados para o singular e para a forma masculina para concordar com o seu sujeito oracional ("que as observações..."). Basta ler da seguinte forma: "Isso não deixa de ser irônico".
** O verbo "vir" deve ser deslocado para o plural para concordar com o seu sujeito plural ("as observações").
e) O autor admite ser possível que, por eventuais pecados seus, possa ser expiado por conta deles, exercendo, contudo, um magistério que não conta com o respeito dos deuses.
* Devem ser utilizadas vírgulas para isolar a expressão "contudo", por se tratar de uma oração coordenada adversativa deslocada.
Fontes:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39572054
http://escreverbem.com.br/como-flexionar-o-verbo-haver-2/
http://redeglobo.globo.com/sp/tvtribuna/camera-educacao/platb/2013/09/11/dificuldade-com-virgula-uma-virgula/
=> Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/
Alternativa A: O texto deixa claro, antes de analisar os erros das demais: "Outra vantagem da minha profissão principal (primeira) é fornecer material copioso para a profissão acessória (segunda)"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo