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Q968691 Português

                                    [Beleza e propaganda]


      A crescente padronização do ideal de beleza feminina foi um dos efeitos imprevistos da popularização da fotografia, das revistas de grande circulação e do cinema a partir do início do século XX. Não é à toa que esse movimento coincide com a decolagem e vertiginosa ascensão da indústria da beleza (hoje um mercado com receita global acima de 200 bilhões de dólares). Como vender “a esperança dentro de um pote?"

      As estratégias variam ao infinito, porém a mais diabólica e (possivelmente) eficaz dentre todas - verdadeira premissa oculta do marketing da beleza - foi explicitada com brutal franqueza, em 1953, pelo então presidente da megavarejista de cosméticos americana Allied Stores: “O nosso negócio é fazer as mulheres infelizes com o que têm".

      O atiçar cirúrgico da insegurança estética e a exploração metódica das hesitações femininas no universo da beleza abrem as portas ao infinito. Os números e lucros do setor reluzem, mas quem estimará a soma de todo o mal-estar causado pelo massacre diuturno de um padrão ideal de beleza?

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 104-105)

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(D)

a disseminação de padrões de beleza inatingíveis que atendem a um ávido interesse econômico e acarretam infelizes obsessões às mulheres.

“O nosso negócio é fazer as mulheres infelizes com o que têm".

Os números e lucros do setor reluzem, mas quem estimará a soma de todo o mal-estar causado pelo massacre diuturno de um padrão ideal de beleza?

Bons estudos.

Por que esse sitezinho não paga professores para comentar as questões? Geral indo pro Tec Concursos.

Eu só não vou pro Tec pelo preço. Se eles tivessem uma assinatura anual, eu já tava lá

LETRA D

O autor se posiciona contra:

a) os efeitos nocivos da propaganda, quando se vale de recursos das artes tradicionais para vender produtos de grande significação social. (Entendi, aqui, que o autor era contra a propaganda nociva somente quando ela se utilizava de recursos das artes tradicionais.)

b) as teses idealistas acerca do que seja o belo, que propagam modelos estéticos ligados a um passado clássico que hoje não guardam qualquer sentido. (O texto nada diz sobre modelos estéticos passados que não mais fazem sentido nos dias de hoje. Pelo contrário. É dito no texto que "A crescente padronização do ideal de beleza feminina foi um dos efeitos imprevistos... a partir do início do século XX", ou seja, começou-se há mais de um século e perdura até os dias de hoje.)

c) a exploração comercial de produtos ligados à estética feminina, como os cosméticos, que ele julga perverter o padrão ideal de beleza. (Essa poderia causar certa dúvida. No entanto, lendo com atenção, observamos que o autor não é contra os cosméticos, mas sim contra a obsessão pelo ideal de beleza, que é incentivado pelas indústrias de beleza no geral. O trecho "O atiçar cirúrgico da insegurança estética" também pode indicar cirurgias plásticas como forma de alcançar o inalcançável: a beleza ideal.)

d) GABARITO (Como vender “a esperança dentro de um pote?" Não há como vender esperança. Em outras palavras, o padrão de beleza ideal é inalcançável. "mas quem estimará a soma de todo o mal-estar causado pelo massacre diuturno de um padrão ideal de beleza?" Interesse econômico que causa danos seríssimos às mulheres.)

e) a reprodução de modelos de beleza que levam as mulheres a encontrar em si mesmas uma fonte de prazer sem qualquer relevância social. (Essa dispensa comentários. Mulheres encontrando fonte de prazer? Mesmo que não tenha relevância social, o que se fala é o oposto de fonte de prazer. A infelicidade das mulheres é que gera o lucro)

Qualquer erro, por favor, me comuniquem via mensagem. Não costumo acompanhar comentários.

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