A organização burocrática estabelece os cargos segundo...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra A, que afirma: "Nenhum cargo fica sem controle ou supervisão". Este princípio está diretamente relacionado à estrutura hierárquica fundamental na teoria da burocracia de Max Weber.
Na abordagem estruturalista, especialmente na teoria da burocracia, a organização é vista como um sistema fechado, regido por normas e regulamentos rígidos. A hierarquia é uma das características centrais desse tipo de organização, onde cada posição na estrutura organizacional possui um grau de autoridade e responsabilidade claramente definido.
Os pontos a seguir destacam a importância dessa característica:
- Controle e supervisão: Em uma organização burocrática, cada cargo é supervisionado por um nível superior na hierarquia. Isso significa que todos os membros da organização estão sujeitos à supervisão e ao controle de seus superiores hierárquicos, o que visa garantir a eficiência e a eficácia na execução das tarefas.
- Previsibilidade: A supervisão constante e a definição clara de papéis ajudam a criar um ambiente de trabalho previsível, onde todos sabem o que se espera deles e quais são os procedimentos a seguir.
- Impessoalidade: A supervisão baseia-se em regras e procedimentos, e não em preferências pessoais, o que contribui para a imparcialidade e a impessoalidade na tomada de decisões.
As outras alternativas não estão corretas porque:
- A letra B é incorreta, pois inverte a lógica da hierarquia, sugerindo que os cargos superiores estariam sob controle dos inferiores, o que vai contra o princípio da hierarquia burocrática.
- A letra C apresenta uma consequência negativa da distribuição de autoridade que não é característica da burocracia, mas sim um possível efeito indesejado em qualquer tipo de organização.
- A letra D descreve um cenário de arbitrariedade, o qual a burocracia precisamente busca evitar através de regras claras e objetivas.
- A letra E sugere que a autoridade é pessoal, o que é contrário à teoria burocrática que preconiza que a autoridade deriva do cargo e não do indivíduo.
Compreender esses princípios é crucial para entender a abordagem estruturalista da administração, e especialmente a teoria da burocracia, que ainda exerce influência sobre muitas práticas administrativas contemporâneas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
Todo cargo existe controle ou supervisão sobre ele.
Gabarito: a)
Hierarquia da autoridade
A burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior. Nenhum cargo fica sem controle ou supervisão. Dai a necessidade da hierarquia da autoridade para definir as chefias nos vários escalões de autoridade. Todos os cargos estão dispostos em uma estrutura hierárquica que encerra privilégios e obrigações, definidos por regras específicas.
A autoridade - o poder de controle resultante de uma posição - é inerente ao cargo e não ao indivíduo que desempenha o papel oficial. A distribuição de autoridade serve para reduzir ao mínimo o atrito, por via do contato (oficial) restritivo, em relação às maneiras definidas pelas regras da organização. Dessa forma, o subordinado está protegido da ação arbitrária do seu superior, pois as ações de ambos se processam dentro de um conjunto mutuamente reconhecido de regras. Assim, a burocracia é uma estrutura social hierarquicamente organizada.
Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo