Streptococcus pneumoniae pertence ao gênero Streptococcus da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2006 Banca: IPAD Órgão: HEMOPE Prova: IPAD - 2006 - HEMOPE - Biomédico |
Q2896947 Biologia

Streptococcus pneumoniae pertence ao gênero Streptococcus da família Streptococcaceae. O gênero Streptococcus se caracteriza por serem cocos gram positivos, anaeróbios facultativos, algumas cepas são dependentes de CO2 quando isoladas de material clínico, sendo incorreto afirmar:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos entender por que a alternativa C é a correta nesta questão e analisar as outras opções.

A alternativa C menciona que a autólise de Streptococcus pneumoniae pode ser aumentada pela adição de sais biliares ao meio de cultura, e que o pneumococo é morto pelo aquecimento a 50ºC por 20 minutos. No entanto, a questão incorreta é a afirmação de que o pneumococo é facilmente lisado e solúvel em bile, visto que nem todas as cepas apresentam essa característica.

Vamos agora analisar as outras alternativas:

A: Esta alternativa está correta. Ela descreve que Streptococcus pneumoniae são capsulados, com morfologia de diplococos lanceados arranjados aos pares ou em cadeias curtas, imóveis e não formadoras de esporos. Além disso, menciona que esses microrganismos requerem meios complexos para o seu crescimento.

B: Esta alternativa também está correta. Ela descreve o crescimento dessas bactérias em placas de ágar sangue, onde formam colônias lisas, pequenas, brilhantes, circundadas por um halo esverdeado de alfa-hemólise. A zona de depressão central causada por autólise parcial é uma característica bem documentada.

D: Alternativa correta. Streptococcus pneumoniae é um componente normal da microbiota da nasofaringe humana. Sua quantidade é geralmente limitada pela competição com outros microrganismos e mecanismos de defesa não específicos do hospedeiro.

E: Esta alternativa está correta. A resistência do pneumococo à penicilina é realmente devida à alteração na afinidade dos beta-lactâmicos aos alvos específicos localizados na membrana citoplasmática das bactérias. Este é um método bem reconhecido de resistência bacteriana.

Portanto, a alternativa C é a incorreta, pois não apresenta uma característica universal de todas as cepas de Streptococcus pneumoniae.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Eu pensava que a alternativa E seria a incorreta pela ação da Penicilina ser na parede bacteriana e não na membrana citoplasmática.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo