Existem diversas técnicas de análise de riscos que buscam an...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2629768 Segurança e Saúde no Trabalho

Existem diversas técnicas de análise de riscos que buscam antecipar cenários identificando, assim, possíveis riscos ou condições inseguras que aumentam a chance de acidentes, com ou sem lesões, danos ou perdas, ou que poderão resultar nestes. Analise a seguir as definições de algumas das principais técnicas utilizadas na gestão de riscos.


I. Análise de perigos e operabilidade (HAZOP):método excelente para o estudo dos fatores que poderiam causar um evento indesejável (falha, risco principal ou catástrofe). Trata-se de um modelo em que dados probabilísticos podem ser aplicados a sequências lógicas. Pela maneira sistemática que vários fatores podem ser apresentados é largamente utilizada em situações complexas.

II. Análise de Modos de Falha e Efeitos (AMFE ou FEMEA): técnica que permite analisar como podem falhar os componentes de um equipamento ou sistema, estimar as taxas de falha, determinar os efeitos que poderão advir e, consequentemente, estabelecer as mudanças que deverão ser efetuadas para aumentar a probabilidade de que o sistema ou equipamento realmente funcione de maneira satisfatória. Os principais objetivos são: revisão sistemática dos modos de falha de um componente, para garantir danos mínimos ao sistema; determinação dos efeitos que tais falhas terão em outros componentes do sistema; especificação dos componentes cujas falhas teriam efeito crítico na operação do sistema (falhas de efeito crítico); cálculo de probabilidade de falhas de montagens, subsistemas e sistemas, a partir das probabilidades individuais de falha de seus componentes; definição de como podem ser reduzidas as probabilidades de falha de componentes, montagens e subsistemas, através do uso de componentes com confiabilidade alta, redundâncias no projeto, ou ambos.

III. Análise Preliminar de Riscos (APR): técnica de identificação dos perigos e eventos indesejáveis mais evidentes de um determinado processo ou instalação. Algumas empresas adotam a designação “análise preliminar de risco”. Consiste no estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento prematuro de um novo sistema, com o objetivo de se determinar os riscos que poderão estar presentes em sua fase operacional. Trata-se de um procedimento que possui especial importância nos casos em que o sistema a ser analisado possui pouca similaridade com quaisquer outros existentes, seja pela sua característica de inovação, ou pioneirismo, seja pela pouca experiência em riscos no seu uso.

IV. Análise de Árvores de Falhas (AAF): metodologia qualitativa para a identificação de risco ligado ao processo. Estes riscos podem, de fato, afetar pessoas, equipamentos, ambiente e demais elementos contidos. Ele investiga de maneira aprofundada as partes do processo, detectando as possibilidades de variação do padrão projetado.


Está correto o que se afirma em

Alternativas