O último Acordo Ortográfico retirou o acento gráfico de “fac...
Leia o texto a seguir para responder às questões.
Há uma epidemia de notícias falsas e elas estão tendo mais influência do que nunca. Se antes os boatos e as meias-verdades se restringiam a veículos sensacionalistas, hoje eles dominam a internet e podem influenciar até eleições presidenciais, como a de Donald Trump, nos Estados Unidos. Nascidos em sites especializados em criar os factoides, eles chegam ao público pelas redes sociais. “Fofocas e rumores fazem parte da história. O que mudou é a forma como são difundidos, misturados aos fatos verdadeiros ou descontextualizados”, esclarece Angela Pimenta, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).
Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4879/e-tudo-mentira-ou-quase-tudo>
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABA: A
Paroxítona com ditongo
FAC - TOI - DE
GAB: A
Não mais se acentuam os ditongos abertos tônicos “ei” e “oi” das palavras paroxítonas. Exemplos: assembleia, boleia, ideia, coreico, epopeico, onomatopeico, proteico, alcaloide, apoio (do verbo apoiar), boia, comboio, comboias (do verbo comboiar), estroina, heroico, introito, jiboia, moina, etc.
Pessoal, ajudinha por favor. Por que a B está errada? Também não é correto dizer que as paroxítonas terminadas em "e" não levam acento?
Thalita,
Sim, as paroxítonas terminadas em 'e' não levam acento gráfico, mas isso não tem a ver com o último acordo ortográfico, então foge ao enunciado da questão.
Espero te ajudado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo