Assinale a alternativa correta de acordo com a sentença do ú...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: A
Qual o erro da letra D?
Mim - exerce a função de objeto indireto, sempre acompanhado de preposição.
Questão comentada: Assinale a alternativa correta de acordo com a sentença do último quadrinho: “Pra mim, não é seguro”.
A) O uso do pronome pessoal do caso oblíquo “mim” está dentro da norma-padrão, pois está fazendo papel de objeto e surge após a preposição.
A afirmativa está correta, pois os pronomes oblíquos, sejam os átonos ou os tônicos, em regra, exercem a função de complemento verbal ou nominal, neste caso, verbal. É importante destacar que o pronome ''mim'' é, morfologicamente um pronome oblíquo e, sintaticamente, um objeto indireto que completa a locução prepositiva ''para mim''.
B) O uso do pronome pessoal do caso oblíquo “mim” está inadequado, pois seria o sujeito da oração, assim deve-se utilizar o pronome do caso reto “eu”.
A afirmativa está incorreta, acabamos de ver acima que está correta, mas vamos descorrer rapidamente sobre a afirmativa.
Veja, o ''mim'' é um pronome oblíquo tônico, segundo a gramática, os pronomes oblíquos tônicos sempre serão acompanhados de preposições, no caso em questão, da preposição ''para''. Dito isso, sabemos que o núcleo do sujeito não pode ser preposicionado e, também, que o ''mim'' não exerce função de sujeito, apenas de complementos verbais ou nominais (regra geral), dessa forma, conseguimos descartar a questão.
C) O uso do pronome pessoal do caso oblíquo “mim” está inadequado, pois este deveria aparecer apenas no final da oração.
A afirmativa está incorreta, não há regra que diga que os pronomes devem ficar obrigatoriamente no final das orações.
Os termos são facilmente deslocados dentro de uma oração, veja abaixo.
Jogar bola não é viável para mim.
Para mim, não é viável jogar bola.
Repare que no primeiro exemplo o pronome ''mim'' ficou no final da oração, no segundo, ficou no começo da oração.
D) O uso do pronome pessoal do caso oblíquo “mim” está adequado, pois exerce a função de sujeito da oração.
A afirmativa está incorreta, os pronomes que vão indicar sujeito, geralmente são os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles). Cansamos de ver acima que os pronomes oblíquos vão funcionar como complementos (verbais ou nominais).
E) Tanto o uso do pronome pessoal do caso reto “eu” e quanto o do caso oblíquo “mim” podem ser utilizados sem prejuízo gramatical.
Afirmativa incorreta, com o conhecimento teórico adiquirido nas alternativas anteriores, já conseguimos identificar o erro desta.
@dubronx.concurseiro
Se desloca, não é sujeito. Logo, está correto o emprego de "mim".
Para mim, não é seguro = Não é seguro para mim.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo