No que se refere aos mecanismos responsáveis pela coesão do ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
qual é o erro da letra D?
a) A coesão textual ficaria comprometida, caso o período “Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade, conheceu Maria Elvira na Lapa, — prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.” (linhas de 1 a 4) fosse substituído pela redação Misael, que era funcionário da Fazenda e tinha 63 anos de idade, conheceu Maria Elvira na Lapa, a qual estava prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.
Não ficaria comprometido o período com a reescritura, estando no padrão.
b) (CORRETA)Para evitar repetições desnecessárias, o autor poderia substituir o período “Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a em um sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura...” (linhas de 4 a 6) pela seguinte redação: Ele tirou-a da vida, instalou-a em um sobrado no Estácio, pagou-lhe médico, dentista, manicura...
c) No período “Não fez nada disso: mudou de casa.” (linhas 9 e 10), o autor recorre a duas estratégias coesivas diferentes: o uso do sujeito indeterminado para retomar um termo do período anterior e o emprego do pronome “disso” para resumir uma enumeração de ações apresentadas anteriormente.
O sujeito do verbo fazer e mudar não está indeterminado, está implícito. O sujeito era Misael.
d)No parágrafo “Viveram três anos assim.” (linha 11), o vocábulo sublinhado foi utilizado para retomar o conjunto das informações veiculadas pelo parágrafo anterior.
O termo ASSIM está se referindo às informações veiculadas no parágrafo POSTERIOR: "Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa."
e) A coesão do parágrafo “Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.” (linhas de 19 a 22) seria mantida, caso ele fosse reescrito da seguinte maneira: Finalmente na Rua da Constituição, quando Misael, apesar de privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.
Nessa questão é feito a troca de onde Misael por quando Misael ocorrendo o erro. Onde está se referindo o local do assassinato, Rua da Contituição, não podendo ser substituido por quando, valor temporal. O termo por fim e finalmente são sinônimos.
Essa questão não tem resposta certa. Por mais que quiséssemos nos forçar a aceitar a B. Aguardemos a anulação. Segue minha contribuição para ajudá-los em futuras questões:
a) A reescritura NÃO ficaria comprometida. O trecho proposto está certo.
b) Sugestão do item: Ele tirou-a da vida, instalou-a em um sobrado no Estácio, pagou-lhe médico, dentista, manicura..." Todos os pronomes fazem referência à Maria Elvira, 3 vezes. Se comparado ao trecho do texto, inclusive, há mais repetições. Como o enunciado é "para evitar repetições", o item está errado!
Trecho original: “Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a em um sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura.
c)O sujeito não é indeterminado, é desinencial(oculto). O pronome "disso" de fato enumera "surra, tiro, facada".
d) "viveram três anos assim". O "assim" não retoma o conjunto anterior [todo o parágrafo: "Quando Maria Elvira (...) mudou de casa"], como afirmado no item, e sim, só a última frase: "Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa".
e) Coesão: manter o sentido. Finalmente (já muda o sentido). A locução prepositiva "apesar de" também traz erro.
O erro da letra D é que retoma o parágrafo posterior e não o parágrafo anterior...
D) Assim faz referencia posterior.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo