No conhecido processo de destilação azeotrópica para a separ...
A alimentação é composta pelo azeótropo de etanol-água (etanol, 89 % molar). No processo, todas as 3 colunas operam à pressão atmosférica. Verifica-se que a saída do topo da 1a coluna passa por um condensador e segue para um decantador. As saídas de topo da 2a e 3a colunas retornam a pontos apropriados da 1a torre. Os fundos das colunas estão equipados com refervedores.
Quanto às correntes de fundo, a saída da 1a coluna pode ser descrita como
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na Destilação azeotrópica um componente externo é usado para modificar a volatilidade relativa dos componentes de carga, facilitando assim, sua separação.
Utiliza uma coluna de desidratação, sendo o BENZENO alimentado no topo da coluna e o álcool a ser desidratado alimentado a um terço abaixo do topo da coluna.
Nesse caso, o BENZENO tem a característica de formar com o álcool e a água uma mistura ternária (azeótropo) com um ponto de ebulição de 63ºC. este menor ponto de ebulição da mistura em relação ao do álcool (78ºC), faz com que a água seja retirada no topo da coluna.
Por condensação, esta mistura azeotrópica irá se separar em duas fases, sendo a fase inferior, mais rica em água, enviada para uma outra coluna onde ocorre a recuperação do benzeno, que retorna ao processo de desidratação.
O álcool anidro ou ETANOL (teor 99,9%) obtido, é retirado na parte inferior da coluna de desidratação, de onde é condensado e encaminhado para armazenamento.
Logo,
RESPOSTA = LETRA E.
Consegui obter a resposta por meio da seguinte fonte:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-30052008-141527/publico/Desidratacao_por_destilacao_azeotropica_da_glicerina_obtida.pdf
No item 2.3.4 - Destilação Azeorópica Homogênea a tese descreve o processo de obtenção do etanol anidro possibilitando a resolução da questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo