Um paciente está utilizando tetraciclina para o tratamento d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A: evitar ingerir tetraciclina com leite e derivados, pois a tetraciclina forma complexos insolúveis com cálcio.
Vamos entender melhor essa questão.
A tetraciclina é um antibiótico amplamente utilizado para tratar infecções bacterianas. Uma característica importante desse medicamento é sua capacidade de formar complexos insolúveis com certos minerais, como o cálcio. Esses complexos reduzem a absorção da tetraciclina no trato gastrointestinal, diminuindo sua eficácia.
No caso específico da tetraciclina, consumir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, pode comprometer a absorção do medicamento, levando a um tratamento menos eficaz. Por isso, é recomendado evitar a ingestão simultânea desses produtos com a tetraciclina.
Agora, vejamos as outras alternativas:
B - Suco de frutas cítricas: Esta alternativa está incorreta porque a formação de complexos insolúveis com citratos não é relevante no contexto da tetraciclina. Citratos não são conhecidos por interagir de forma significativa com esse antibiótico.
C - Leite e derivados, fósforo: Esta opção está errada porque, no caso da tetraciclina, é o cálcio que forma complexos insolúveis, não o fósforo.
D - Suco de frutas cítricas, ácido ascórbico: Assim como na alternativa B, esta opção está errada porque o ácido ascórbico (vitamina C) das frutas cítricas não forma complexos insolúveis com a tetraciclina em uma extensão que impacte sua absorção.
Portanto, a alternativa que corretamente identifica o risco de interação prejudicial à absorção da tetraciclina é a A, devido à presença de cálcio em leite e derivados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando administrado com leite e suplemento de ferro, a tetraciclina, teve redução de biodisponibilidade de 65% e 81% respectivamente. A recomendação para o tratamento com a tetraciclina é que seja realizado em jejum.
(COZZOLINO, 2020, pag. 830)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo