A anemia por deficiência de ferro é uma das causas mais com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1990831 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia por deficiência de ferro é uma das causas mais comuns de anemia no mundo todo e tem consequências socioeconômicas significantes. A respeito da determinação laboratorial do estado do ferro, avalie as afirmativas abaixo em V para Verdadeiro e F para Falso.
(__) A deficiência de ferro está associada à redução no volume corpuscular médio (VCM) dos glóbulos vermelhos e na concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM).
(__) A medida da concentração de ferro isolado no soro fornece muita informação sobre o estado do ferro como os valores mostram uma pequena variação nos indivíduos normais. Baixas concentrações são observadas na deficiência de ferro, diferente do que é encontrado na anemia de doenças crônicas e após a cirurgia.
(__) A ferritina sérica fornece um reflexo preciso das reservas de ferro em indivíduos saudáveis, com concentrações normais variando de 15 μg/L a 300 μg/L.
(__) No plasma, cada molécula de transferrina liga-se a quatro íons de ferro. No entanto, a capacidade total de ligação do ferro (TIBC) plasmático não reflete a concentração de transferrina sérica.
Considerando as afirmações acima, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas