A respeito de aspectos de planejamento nas organizações, jul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q768696 Administração Geral

A respeito de aspectos de planejamento nas organizações, julgue o item subsequente.

Estratégias competitivas de diferenciação enfatizam atuação flexível com sólida autoridade central e forte coordenação entre as unidades de negócio da organização.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acredito que a própria questão é antagônica: como é possível uma estratégia enfatizar uma atuação flexível (mais descentralizada) e com sólida autoridade central (mais centralizada)?

 

GAB: ERRADO.

 A atividade de planejamento está relacionada a necessidade que a empresa possui em buscar antecipar possíveis cenários, para isso utiliza ferramentas como a análise SWOT, é preciso ficar bem claro que todas as funções administrativas estão interrelacionadas, assim dentro de uma organização não seria possível separar apenas uma função para análise, sem que ocorresse a interferência de outras funções. Quando a questão cita "Sólida autoridade central", ela está se referindo a um chefe centralizador, ou seja, este irá comandar as ações necessárias, não será possível que seja tomada uma atitude sem esta passar antes por sua decisão, portanto é RÍGIDO e não flexível, na última frase "forte coordenação entre as unidades de negócio da organização", a questão faz referência a DIREÇÃO, uma das funções da administração, se no caso for uma empresa de grande porte, o tipo mais adequado de atuação é a flexível, ou seja, a descentralização, afinal se cada tarefa dependesse da palavra de seu dirigente, o processo se tornaria muito burocrático, o que seria um fator negativo para a empresa, uma vez que seu objetivo principal é buscar o máximo de lucro no menor tempo possível, agora se a decisão fosse tomada por uma empresa de pequeno porte, o tipo mais adequado de atuação seria o centralizado, ou seja, do tipo rígido, portanto exigiria um maior controle dos processos. As bancas, atualmente, costumam trocar esses conceitos, portanto, não se esqueça:

Rígido - Centralizado

Flexível - Descentralizado

A crise tá feia, até o Pc Siqueira tá estudando pra concurso

As estratégias genéricas de Porter

 

Como citamos acima, as estratégias de genéricas de Porter foram elaboradas para enfrentar as cinco forças competitivas estabelecidas pelo próprio autor, assim como prover sustentação às estratégias de crescimento organizacional. Para Michael Porter, uma estratégia competitiva são ações defensivas e ofensivas que criam uma posição vantajosa para a organização, ou seja, são ações previamente desenvolvidas e planejadas pelas empresas para facilitar a adaptação das mesmas às características de seu ambiente externo. Ao todo, Porter apresenta três estratégias competitivas genéricas, que são:

> Liderança no custo total: Esta estratégia é implementada por companhias que procuram uma maior participação no mercado, reduzindo seus custos em relação ao dos concorrentes. Vale ressaltar, que quando implementada de forma correta, essa estratégia se torna uma excelente vantagem para a organização, pois os custos mais baixos otimizam a competição e o desempenho da companhia, criando uma maior flexibilidade diante da concorrência. Ser líder em custo também melhora o poder de negociação da empresa, além de proporcionar à mesma margens altas de lucro, que compensam prejuízos e viabilizam novos investimentos.

> Diferenciação: A estratégia de diferenciação proporciona a vantagem competitiva mediante a oferta de produtos e serviços que possuam a qualidade desejada pelos consumidores, mas que também, ao mesmo tempo, possuam características diferentes dos produtos já oferecidos pela concorrência. Essa estratégia auxilia a organização a focar seus esforços em um determinado grupo, segmento, ou mercado geográfico. A diferenciação como estratégia estimula a lealdade dos consumidores, neutralizando a facilidade da concorrência e a de entrada de novos concorrentes.

> Enfoque: A estratégia de enfoque visa um nicho de mercado especializado, uma vez que direciona seus esforços para as necessidades de um mercado restrito ou um tipo específico de consumidor. De certa forma, trata-se de uma abordagem de liderança de custo ou diferenciação em um ambiente competitivo. Por exemplo, com o enfoque no custo, a companhia busca explorar as diferenças existentes no comportamento dos custos em alguns segmentos. Já com o enfoque na diferenciação, a empresa procura se diferenciar de seu segmento, explorando necessidades específicas dos seus consumidores.

http://agestaoestrategica.blogspot.com.br/

Foi exatamente isso que pensei, PCzinho. :)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo