A respeito dos princípios de organização, julgue o item subs...
A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo.
Pessoas agrupadas em departamentos com base na aplicação
simultânea de duas cadeias de comando é exemplo de
departamentalização por abordagem funcional vertical.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (30)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: Errado
Dupla cadeia de comando / dupla subordinação são características da Departamentalização Matricial.
______________________________________________________________________________________________________
Outra que ajuda a responder:
(CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO - DF e TO - Analista Judiciário)
Embora confira dinamicidade aos projetos de uma organização, o modelo de departamentalização matricial costuma gerar múltiplas subordinações e ambiguidade na definição de papeis e relações.
GABARITO: CERTA.
Matricial*
" Enquanto a departamentalização funcional concentra especialistas em um grupo sob uma só chefia, a departamentalização por produtos dispersa-os em subgrupos orientados para diferentes produtos. Isso provoca duplicação de recursos e de órgãos, com evidente aumento de custos operacionais; não é indicada para circunstâncias externas estáveis (estabilidade ambiental), para empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos, por trazer elevado custo operacional nessas situações; enfatiza a coordenação em detrimento da especialização. "
TGA VOLUME 1, CHIAVENATO
Na abordagem funcional não existe unidade de comando!
Gabarito: Errado.
Galera, na departamentalização funcional existe uma Unidade de Comando, e não uma Dualidade no Comando. Por exemplo, um trabalhador que situa-se no departamento de finanças, responde apenas ao seu gerente. Já na estrutura Matricial, ele responde ao gerente do projeto (Exemplo: Gerente responsável por construir um navio) e o gerente funcional (Exemplo: Gerente responsável pelas finanças da empresa).
Conforme literatura:
A ideia da estrutura matricial é combinar o desenho funcional com o desenho divisional e com isso ganhar flexibilidade, por isso é chamado de modelo hibrido, ou misto. Na estrutura, os funcionários são agrupados por funções, porém são alocados em projetos ou divisões específicas, sendo assim, cada funcionário se reporta a uma dupla autoridade – chamada de autoridade dual (a específica do projeto e a funcional). Pense de forma prática, imagine que você é o engenheiro de determinada empresa, você compõe o quadro de funcionários da produção, porém conforme surjam projetos você é deslocado para determinada atividade, exemplo “equipe responsável por construir um navio” - você terá como chefia tanto o chefe da produção, quanto o chefe responsável pelo projeto de criação do navio. O reflexo dessa dualidade de chefia é a vedação ao princípio da unidade de comando.
Chiavenato diz que a “estrutura matricial é uma espécie de remendo na velha estrutura funcional para torná-la mais ágil e flexível às mudanças. Uma espécie de turbo em um motor velho e exaurido para fazê-lo funcionar com mais velocidade”. [i]
Como desvantagens, a estrutura em grade - como também é chamada – apresenta em alguns momentos conflitos quanto à dupla supervisão, além de promover em algumas situações certa confusão de atribuições.
[i] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 530.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo