Doença viral que quando acomete gestantes, principalmente n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3055211 Enfermagem
Doença viral que quando acomete gestantes, principalmente no 1º trimestre, pode resultar em abortamento, óbito fetal ou em uma síndrome, que inclui uma gama de defeitos congênitos, conhecida como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Rubéola

A questão aborda uma importante doença viral conhecida como rubéola, que pode ter consequências graves quando afeta gestantes, especialmente no primeiro trimestre da gestação. A rubéola é responsável pela chamada Síndrome da Rubéola Congênita, que pode levar a abortamentos, óbitos fetais ou uma série de defeitos congênitos no bebê.

Justificativa para a alternativa correta:

A rubéola é uma infecção viral altamente relevante na obstetrícia devido ao risco de transmissão vertical, ou seja, da mãe para o feto. Quando uma mulher grávida é infectada, especialmente durante o primeiro trimestre da gravidez, o vírus pode causar malformações congênitas no bebê, conhecidas coletivamente como Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). Esta síndrome pode incluir problemas cardíacos, catarata, surdez e retardo mental, entre outros.

Análise das alternativas incorretas:

A - Toxoplasmose: Embora a toxoplasmose também seja uma infecção que pode afetar gestantes e causar complicações congênitas, ela é causada por um protozoário, e não por um vírus. A toxoplasmose é mais frequentemente associada a malformações neurológicas e oculares no bebê.

B - Hepatite: Hepatite refere-se a inflamações do fígado, que podem ser causadas por diferentes vírus (como hepatite A, B, C, D, e E). Embora algumas formas de hepatite possam ser transmitidas da mãe para o feto, elas não estão tipicamente associadas a uma síndrome congênita semelhante à da rubéola.

C - Tuberculose: A tuberculose é uma infecção bacteriana causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Embora possa causar complicações em gestantes e recém-nascidos, não está associada a uma síndrome de defeitos congênitos como a rubéola.

Entender essas distinções é fundamental para profissionais de saúde, especialmente os que trabalham na prevenção e tratamento de doenças infecciosas em populações vulneráveis como gestantes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D) rubéola

Explicação:

A rubéola é uma doença viral que, quando acomete gestantes, especialmente no primeiro trimestre, pode causar abortamento, óbito fetal ou levar ao desenvolvimento da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). Essa síndrome inclui uma série de defeitos congênitos, como problemas cardíacos, auditivos, visuais e neurológicos no feto.

Análise das Outras Alternativas:

  1. A) Toxoplasmose:
  • Embora a toxoplasmose também possa causar problemas graves em fetos quando transmitida pela mãe durante a gravidez, ela é causada por um protozoário, não por um vírus.
  1. B) Hepatite:
  • As hepatites são infecções virais que afetam o fígado e podem ser transmitidas da mãe para o bebê, mas geralmente não causam a síndrome de defeitos congênitos associada à rubéola.
  1. C) Tuberculose:
  • A tuberculose é uma infecção bacteriana, e, embora possa ter impactos na gestação, não está relacionada com defeitos congênitos da mesma forma que a rubéola.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo