A respeito dos princípios de organização, julgue o item subs...
A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo.
Um exemplo de departamentalização por abordagem divisional
consiste em agrupar pessoas com habilidades comuns em
departamentos onde se exercem idênticas atividades de
trabalho.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (28)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cespe mistura Departamentalização Funcional e Divisional com frequência. A assertiva estaria correta se fosse Departamentalização Funcional. Esta é voltada para "especialização", cada um na sua área: Administrativa, Comercial, Técnica, Contábil, Financeira etc
Vantagens: Junta especialistas em um só departamento, melhorando a interação (dentro do departamento e o treinamento.
É indicada para organizações em setores mais estáveis.
Desvantagens: Falta de coordenação entre os departamentos, dificuldade de adaptação às mudanças e visão voltada "para dentro" dos seus membros.
Prof. Rodrigo Rennó
Gab: Errado
OUTRAS QUE CORROBORAM COM O ASSUNTO:
(CESPE/FUNPRESP-EXE/2016) Na abordagem divisional, pessoas ou órgãos são agrupados em departamentos de acordo com as atividades de trabalho em comum ou conforme suas habilidades e competências similares. (Errado)
(CESPE/FUB/MÉDIO/2013) A departamentalização funcional vertical ocorre quando as pessoas são agrupadas em departamentos com base nas habilidades comuns e atividades de trabalho, como em um departamento de engenharia ou departamento de contabilidade. (Certo)
(CESPE/TJ-ES/ANALISTA/2011) Ao se departamentalizar uma organização de forma divisional, os departamentos devem ser agrupados em divisões separadas, independentes e baseados em um produto comum. (Certo)
Departamentalizão divisional: acontece quando se divide grandes organizações em grandes áreas de atuação incorrendo em repetição de funções.
Funcional*
Gabarito: Errado
Está é a departamentalização funcional, conforme literatura simples e objetiva.
1.1 Departamentalização por funções
É a departamentalização mais comum que existe. As pessoas e as tarefas são agrupadas de acordo com as funções. Por exemplo: Departamento de produção, departamento de marketing, departamento de finanças e departamento logístico.
Entre as principais vantagens dessa departamentalização, destacam-se: agrupa especialistas de assuntos comuns em um mesmo setor, o que garante uma melhor utilização de suas habilidades técnicas (princípio da especialização ocupacional); facilita o treinamento das pessoas; permite economia escalar devido a uma melhor utilização dos recursos tanto humanos quanto materiais; e é indicado para um ambiente estável - de poucas mudanças - inclusive dentro da própria organização, no sentido de trabalhar com produtos ou serviços que sofram poucas alterações ou nenhuma.
Já como desvantagens, podemos pensar no excessivo foco em suas funções. Isto significa dizer que muitas vezes, neste tipo de organização, as pessoas colocam objetivos específicos em detrimento dos objetivos globais, faltando alinhamento. Outra desvantagem dessa departamentalização é a falta de cooperação entre departamentos. Por exemplo: Em uma empresa pública, as compras são feitas por licitações e existe um departamento específico para isso. Este departamento precisa se comunicar com outros departamentos, para assim poder atendê-los. É comum alguns setores de empresas públicas criarem barreiras dificultando o acesso às informações, talvez por querer esconder conhecimentos ou algo do tipo. Por fim, a departamentalização funcional é inadequada para cenários de incerteza, pois acredita-se que cada departamento é altamente especializado e tem uma visão muito estreita do lado externo – não enxergam muito além de seus departamentos. Olha como este assunto já foi cobrado bem recentemente!
//
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo